Estudantes e professores participam de visitas técnicas

Postado em 26/03/2014 15h25min

Por Tuane Eggers

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates realizam diversas saídas de campo durante o curso para conhecer exemplos de teorias aplicadas na prática. Um exemplo disso foi a visita realizada pela turma da disciplina de Conforto do Ambiente Construído III, na última terça-feira, dia 25, à Concha Acústica de Lajeado, localizada no Parque dos Dick.

Considerando que entre os conteúdos da disciplina estão os fundamentos de Acústica de Ambientes, o objetivo foi realizar medições acústicas para identificar as deficiências e as oportunidades de melhoria do auditório. “Para isso, foram adquiridos os sinais de resposta impulsiva do auditório, tanto em cima do palco quanto na área da plateia, assim como medições do ruído de fundo do local, dados estes que serão posteriormente analisados utilizando as técnicas de Acústica Geométrica”, explica o professor Rocha.

De acordo com ele, a ideia é que os alunos, a partir desses resultados, sejam capazes de propor soluções arquitetônicas para as deficiências acústicas do auditório ou até mesmo propor um novo desenho para auditório do Parque dos Dick que seja acusticamente eficiente. “O ouvido é um dos melhores sensores que existem. Treinar o ouvido para ouvir criticamente o som gerado em um ambiente, associando essa percepção auditiva à teoria acústica, proporciona ao estudante a habilidade de identificar os elementos do ambiente que geram as características do som percebido, além de desenvolver a capacidade de diagnosticar, a partir de uma simples audição, problemas acústicos relacionados ao ambiente”, completa o professor.

A visita foi conduzida pelo professor da disciplina, Leonardo Zanetti Rocha, com o objetivo de realizar medições de acústica para relacionar conteúdos teóricos à realidade prática da profissão.

Professores conhecem estrutura do Centro Cultural

Na última quinta-feira, dia 20, os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo também participaram de uma atividade prática. Eles visitaram as obras do Centro Cultural Univates, guiados pelo professor Rafael Mascolo, que trabalha na empresa EngenhoSul e também leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil. Os docentes puderam vivenciar alguns espaços da obra, observando as técnicas construtivas e os materiais utilizados.

Conforme a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Jamile Weizenmann, o Centro Cultural representa um referencial de projeto, uma vez que, dentro dos temas de projetos do curso, os estudantes realizam diversos exercícios envolvendo projetos de grande complexidade, como um teatro. “A questão técnica observada no Teatro da Univates, com capacidade para mais de mil pessoas, com palco, quartelada, urdimentos e passarelas técnicas, além da preocupação com a acústica, revelam a complexidade do projeto”, explica.

De acordo com o engenheiro Mascolo, houve um cuidado especial na parte de acústica do teatro, além da questão funcional. Em relação ao conforto térmico, também foi possível perceber as estratégias utilizadas nos fechamentos da edificação da Biblioteca e nos sistemas de ventilação e iluminação, com o intuito de preservar o acervo.

Segundo a professora Jamile, a partir da visita, o grupo concluiu que essa é uma obra única no Vale do Taquari e na região, constituindo-se em um verdadeiro marco e um referencial na cidade, que poderá receber grandes apresentações e eventos, além de ser um local adequado às formaturas, eventos e ao acervo bibliográfico da própria Instituição.

Texto: Tuane Eggers

Divulgação

Estudantes da disciplina de Conforto do Ambiente Construído III realizaram visita técnica à Concha Acústica de Lajeado