Diplomado da Univates é finalista em evento internacional de design

Postado em 02/04/2014 16h31min

Por Nicole Morás

Com a luminária Occhio, o diplomado em Design pela Univates Augusto Schneider foi um dos finalistas da 18ª edição do prêmio Salão Design Movelsul, evento realizado de 24 a 28 de março em Bento Gonçalves, com representantes de 17 países. Segundo ele, a ideia para a luminária surgiu a partir de um olho grego que encontrou nos corredores da Univates. “Adaptei um arame nesse olho grego, e foi aí que tive a ideia. A luminária é feita em madeira garapeira, compensado, polímero e aço”, explica, acrescentando que a madeira e o compensado foram reaproveitados.

O objeto foi desenvolvido especialmente para a premiação, embora o diplomado realize vários trabalhos na área desde 2010. “Eu mesmo fazia peças únicas que eram vendidas geralmente em Porto Alegre. Me formei em 2013 e essa foi a minha primeira indicação a um prêmio, o que é muito gratificante”, afirma o designer, acrescentando que a luminária está sendo comercializada em São Paulo e no Rio de Janeiro pela Drio Mobiliário.

Para o coordenador do curso de Design da Univates, professor Rodrigo Brod, é gratificante ver que os alunos e diplomados estão conquistando posições de destaque no mercado de trabalho. “O Augusto sempre se destacou no curso por sua predileção pelas atividades práticas e pelo constante interesse em experimentar materiais e novos processos. Além disso, foi um aluno que nunca teve receio em exibir o seu trabalho, justamente para receber críticas e poder evoluir como designer. O reconhecimento é fruto deste perfil, que esperamos encontrar em mais estudantes do curso", comenta o professor.

Salão Design Movelsul

É a vitrine do design, responsável por promover ações por meio de premiação de design e projetos paralelos. O objetivo do prêmio Salão Design é integrar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design e destacar a capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústria. É realizado há 25 anos pelo Sindmóveis e em 2014 chegou à 18ª edição. Acontece junto aos dois grandes eventos da entidade: a Movelsul Brasil e a Casa Brasil.

Texto: Nicole Morás

Augusto Schneider foi um dos finalistas do Salão Design Movelsul