Professora de Letras da Univates coorienta tese de doutorando do Marrocos

Postado em 11/04/2014 14h31min

Por Tuane Eggers

A Univates possui parcerias com diversas instituições de diferentes países de todo o mundo. No entanto, receber um estudante do Marrocos para ser coorientado por uma docente de Letras é novidade para a Instituição. Esse é o caso do doutorando Lahcen El Moutaqi, da Universidade Mohammed V, que procurou a professora Grasiela Bublitz, doutora em Linguística, para coorientar sua tese.

O contato iniciou há cerca de um ano, quando o doutorando começou a definir seu tema e recebeu indicação de seu irmão, que reside em Lajeado e intermediou o contato. Além disso, El Moutaqi foi aluno da Universidade de São Paulo (USP) e já tinha afinidade com a Língua Portuguesa e com a cultura brasileira.

Ele atua, em Rabat, como assessor do Conselho Real, envolvido com as informações publicadas sobre a realeza do país. “Como o Marrocos já teve algumas cidades que foram colônia portuguesa, o idioma português teve bastante impacto por lá. Então, surgiu um departamento de Língua Portuguesa e, como eu já possuo afinidade com o idioma, me envolvi com as atividades e decidi remeter meus estudos a isso”, explica.

Sua tese é orientada pelo diretor do Departamento de Português de sua universidade, Okab Abdessalem, e envolve estudos sobre ordenamento das palavras em diferentes idiomas e em expressões específicas em cada cultura. “Para colocar minha tese em uma ótica prática e didática, propus um manual para estudantes marroquinos interessados em aprender português, com algumas expressões essenciais estudadas de acordo com diversos autores”, ressalta.

Seu trabalho levará em conta diversas situações sociocomunicativas relacionadas a diferentes culturas e seus idiomas, como expressões idiomáticas coloquiais utilizadas no cotidiano, por exemplo, que possuem diferentes significados conotativos de acordo com o idioma. Nesse sentido, a professora Grasiela auxilia o doutorando a transpor o trabalho da Língua Francesa, que é o idioma oficial do Marrocos, para a Língua Portuguesa. “Será a primeira tese em Língua Portuguesa no Marrocos, com o objetivo de ser referência para os próximos trabalhos nesse idioma”, comenta El Moutaqi.

Além do trabalho de coorientação, a visita do doutorando à Univates também buscou firmar parcerias entre as duas instituições, com o objetivo de pensar futuros intercâmbios entre estudantes e professores. Durante a manhã desta sexta-feira, dia 11, o doutorando conversou sobre o assunto com o reitor, professor Ney Lazzari, e com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Viviane Bischoff.

Ele deseja que seu trabalho de doutorado também seja um canal para beneficiar os alunos, tanto daqui quanto do Marrocos. “A ideia da parceria é que os estudantes possam, inicialmente, ir para lá fazer estágio de três meses para vivenciar a cultura. Mas também pensaremos em programas efetivos de intercâmbio entre alunos e professores”, salienta El Moutaqi.

Conforme a professora Grasiela, o fato de falarem diversos idiomas no Marrocos também é, por si só, um importante objeto de estudo. “A língua oficial é o francês, mas no caso dele, por exemplo, seus filhos falam árabe e também possuem conhecimentos em português. Essa troca será muito importante para o curso de Letras, principalmente”, aposta a docente, que irá para o país africano entre os meses de julho e agosto deste ano.

El Moutaqi conta que a primeira impressão da Univates foi muito boa. “É uma universidade grande que impressiona qualquer um, com um câmpus arborizado e pessoas fantásticas. Não tenho nenhuma crítica. Também vejo como uma oportunidade importante de fazer contatos e de levar essa experiência para o Marrocos”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Lahcen El Moutaqi (c) conversou com reitor sobre possibilidade de parceria entre as instituições

Tamara Bischoff

Grasiela Bublitz e doutorando marroquino Lahcen El Moutaqi