Estação remota de automação aperfeiçoará aprendizado de alunos da Engenharia

Postado em 16/04/2014 15h07min

Por Nicole Morás

Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação receberam, nesta quarta-feira, dia 16, a primeira estação remota de automação, uma doação da Certel Energia que era utilizada, até então, na subestação de Lajeado. O equipamento conta com um Controlador Lógico Programável (CLP) e é capaz de processar centenas de entradas de informações, podendo ser utilizado em disciplinas das áreas de Planejamento, Operação e Controle de Sistemas Elétricos de Potência, além das disciplinas de automação e referentes a subestações.

De acordo com o presidente das cooperativas Certel e Certel Energia, Erineo José Hennemann, com o aumento da capacidade da subestação, o equipamento  deixou de ser utilizado. “Mais de 500 colaboradores da Certel já passaram pela Univates para realizar formação profissional. Como este equipamento não será mais útil para nós, decidimos doá-lo à Instituição para contribuir no desenvolvimento de pessoas”, afirmou.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Rodrigo Wolff Porto, a possibilidade dos alunos entrarem em contato com uma estação que estava em funcionamento irá aperfeiçoar o aprendizado. “Os estudantes terão contato com algo real e com uma tecnologia que algumas concessionários ou cooperativas de energia ainda não utilizam”, destacou.

O vice diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Daniel Lehn, acrescentou que os frutos desse aprendizado serão disseminados pelo Vale do Taquari através dos futuros profissionais formados pela Univates. A doação contou ainda com a presença do gerente comercial da Certel Energia, Ernani Aloísio Mallmann, do coordenador de subestações da Certel Energia, Simão Pedro Diehl, e do monitor do Laboratório de Automação da Univates, Eduadro Lieberknecht.

Texto: Nicole Morás

Doação de equipamento foi feita na Univates, nesta quarta-feira