Equipe vencedora da Competição de Pontes de Espaguete realiza viagem de estudos

Postado em 15/05/2014 18h26min

Por -

No último dia 8 de maio, a equipe vencedora da Competição de Pontes de Espaguete da Univates realizou uma viagem de estudos a Porto Alegre e região metropolitana. A competição integrou o I Technology Day, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas como um dos eventos do 7° Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari.

A equipe campeã foi composta pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Univates: Luan Dametto, Natália Fontana, Laura Kehl e Diego Celuppi. Além disso, também foi composta pelos acadêmicos de Ensino Médio: Saul Fontana e Iago Selli. Foram convidados para a viagem, ainda, os estudantes da Univates e integrantes das equipes que ficaram classificadas em segundo e terceiro lugares: Giovani Sordi, Luise Louresini, Eduardo Moscon e Bernardo Jasper. Os alunos foram acompanhados pela professora Emanuele Gauer, do curso de Engenharia Civil, e pelo patrocinador da competição, o engenheiro civil Daniel Klein, da empresa Domínio D Engenharia de Estruturas.

A viagem iniciou com uma visita ao túnel de vento da Ufrgs, orientada pelo professor Acir Mércio Loredo Souza, onde foram mostradas as instalações do laboratório e réplicas de estruturas em tamanho reduzido. Além da apresentação de trabalhos realizados pelo Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC), os alunos puderam sentir a força do vento gerada pelo túnel.

As demais visitas foram realizadas em duas empresas da região metropolitana que produzem blocos de concreto e blocos cerâmicos para alvenaria, onde os alunos puderam acompanhar todo o processo de produção e armazenagem dos produtos. O grupo ainda foi agraciado pelo patrocinador com um almoço em uma churrascaria da região.