Artes e Arquitetura: experimentos associam conteúdos do Ensino Médio e da graduação

Postado em 16/05/2014 16h47min

Por -

Conteúdos da disciplina de Artes Visuais do Ensino Médio relacionados com métodos e técnicas abordadas na graduação em Arquitetura e Urbanismo foram base de atividades realizadas nesta semana em duas escolas de Lajeado. O projeto de extensão Arquitetando da Univates realizou atividades na última segunda-feira, dia 12, no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, e na quinta-feira, dia 15, foi a vez do Colégio Evangélico Alberto Torres.

Cerca de 108 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram gratuitamente da 3ª edição do projeto, que é coordenado pela professora Merlin Diemer. Utilizando materiais simples, como fio de luz desencapado e esponjas pintadas de verde, os alunos desenvolveram a percepção por meio da confecção de árvores em modelo reduzido. Cada dupla de alunos recebeu uma imagem de uma vegetação, que deveria ser reproduzida com a técnica ministrada pela equipe do projeto, observando as proporções entre tronco e copa, formato e densidade da copa e espessura do tronco.

Após a confecção da vegetação em maquete, os alunos reproduziram o croqui em papel manteiga. “O objetivo desta etapa da atividade foi aguçar a abstração através do desenho, uma vez que já tinham observado bem a árvore no exercício anterior, o que auxilia no exercício do desenho”, explica a professora Merlin.

O projeto concilia conteúdos da graduação com o Ensino Médio para que os alunos compreendam a importância dos conteúdos que estão aprendendo agora para uma futura profissão. Ao final da atividade, professores que acompanharam o trabalho fazem uma breve explanação sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e atribuições profissionais do arquiteto.

Para desenvolver estas atividades, três professores, dois bolsistas e cinco acadêmicos voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo se envolveram no projeto. "O envolvimento de tantos acadêmicos da graduação é gratificante pois certamente estes alunos estão explorando situações diferentes de aprendizado e isso garante o amadurecimento do acadêmico", complementa a professora Merlin Diemer.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arquitetando@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5415.