Professor de Design e diplomado em Publicidade e Propaganda são finalistas de prêmio nacional

Postado em 20/05/2014 16h

Por Tuane Eggers

O professor e coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod, e o diplomado em Publicidade e Propaganda Germano Hentges Redecker, que integram o estúdio Frente, especializado em design e consultoria criativa, foram finalistas do 28º concurso do cartaz promovido pelo Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Eles foram os únicos representantes do Rio Grande do Sul e de fora das capitais brasileiras.

Em um total de 657 cartazes inscritos, o trabalho de Brod e Redecker ficou entre os oito selecionados. Inclusive, a tradição do Prêmio é selecionar dez finalistas. No entanto, nesta edição, a comissão julgadora optou por não completar a lista, tendo apenas sete, além do ganhador, sido escolhidos como finalistas.

Conforme notícia publicada no site do Museu da Casa Brasileira, o motivo foi que a grande maioria das peças inscritas limitou-se a propor ensaios tipográficos com o número 28 e, mesmo que a solução viesse tornando-se regra nas últimas edições, o júri considerou a alternativa menos interessante, considerando as inúmeras possibilidades.

Nesse sentido, o concurso buscou privilegiar a pluralidade de linguagens e de ideias dos participantes, dando destaque para aqueles que se libertaram de uma suposta “fórmula vencedora”, além de uma visão dogmática e limitante das possibilidades de abordagem gráfica. Dessa forma, consideraram que o cartaz criado por Brod e Redecker utilizou o número 28 como tema central, mas o fizeram gravitar em torno de um Brasil popular – que pode até ser questionado, mas não negado.

Eles contam que ficaram muito felizes com o resultado. “Ainda mais sabendo que nosso trabalho passou pelas mãos de caras como o Guto Lacaz e o Rafic Farah, entre outros grandes nomes da comissão julgadora”, comemoram Brod e Redecker, acrescentando que o Museu da Casa Brasileira é o único do país especializado em design e arquitetura, sendo uma referência nacional e internacional nesses temas.

Como coordenador do curso de Design da Univates, Brod salienta que uma das iniciativas do curso é incentivar professores, diplomados e acadêmicos a inscreverem mais trabalhos em concursos. Ele lembra que o diplomado Augusto Schneider obteve, recentemente, reconhecimento no Salão Design, realizado em Bento Gonçalves, além de projetos desenvolvidos por outros professores do curso. “Temos outros docentes envolvidos em iniciativas semelhantes, como a participação no prêmio Tok&Stok este ano contemplada pela disciplina de Computação Gráfica II, ministrada pelo professor Rodolfo Rollim Dalla Costa”, completa o professor.

Texto: Tuane Eggers

Entre 657 cartazes inscritos, o trabalho de Brod e de Redecker esteve entre os oito finalistas

Samyr Paz