Aula inaugural de Engenharia Civil abordará o tema pavimentação

Postado em 08/08/2014 11h39min

Por Tuane Eggers

O modal predominante na matriz de transporte brasileira é o rodoviário e, por consequência, desenvolve papel fundamental para o setor econômico do país. Por esse motivo, o tema da aula inaugural do curso de Engenharia Civil da Univates será pavimentação, com palestra intitulada “Construindo os caminhos do desenvolvimento nacional”. A atividade ocorre na próxima segunda-feira, dia 11, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7 (Rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS).

A palestra será ministrada pelo professor doutor Washington Peres Nuñez, que atua como pesquisador do Laboratório de Pavimentação da Ufrgs, em Porto Alegre. Na ocasião, ele apresentará dados sobre investimentos em infraestrutura (transporte, energia elétrica, petróleo e gás, entre outros) realizados nos últimos anos e programados para acontecer até 2017. Serão enfatizados os investimentos em transporte terrestre, especialmente o rodoviário, abordando as novas concessões de rodovias.

A partir dessa introdução, Nuñez apresentará alguns tópicos que devem ser considerados ao se enfrentarem os desafios da pavimentação, como materiais alternativos, novos materiais com desempenho superior, novos métodos de dimensionamento, a importância da manutenção dos pavimentos e, para tal, a obtenção de modelos de previsão de desempenho (tanto para pavimentos de elevado volume de tráfego quanto para estradas vicinais) e aspectos de sustentabilidade aplicados à construção e à manutenção de rodovias.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5596.

Saiba mais sobre o palestrante

O palestrante é doutor em Engenharia Civil e autor de mais de uma centena de artigos técnico-científicos, publicados em revistas especializadas, em anais de congressos nacionais e internacionais e em livros. Além disso, apresentou artigos científicos e palestrou em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Grécia e diversos países da América do Sul. Atualmente, é membro do International Advisor Comittee do Transportation Research Exchange Program da Australian Road Research Board.

Nuñez tem experiência na área de pavimentação, atuando, principalmente, como consultor em projetos de dimensionamento e avaliação de pavimentos em rodovias de todo o Brasil.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers