Segundo estudante de Engenharia Química é selecionado pelo Ciência Sem Fronteiras

Postado em 08/08/2014 14h41min

Por Tuane Eggers

Mais um estudante de Engenharia Química da Univates foi selecionado pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras. O acadêmico Vagner Augusto Müller, do 5º semestre, foi escolhido para estudar na cidade de Marburg, na Alemanha, onde permanecerá até o ano de 2016.

Após tentar inscrição para Portugal, em 2012, e ser reprovado, Müller conta que utilizou os conhecimentos em língua alemã, tradicionais em sua família, para tentar fazer a proficiência no idioma. “Sempre falei alemão, só aprendi português quando entrei no colégio. E lembro que na época foi complicado de entender o que diziam. A minha sorte foi que a professora também entendia alemão e traduzia as coisas para mim”, explica o morador do bairro Conventos, de Lajeado.

O estudante realizou a prova de proficiência em alemão no fim do ano passado. Com base em seus conhecimentos no idioma, antes da prova ele teve somente um auxílio para aperfeiçoar a escrita e a leitura em alemão. O resultado foi recebido no dia 21 de dezembro, sendo que o prazo final para enviar o resultado ao Ciência Sem Fronteiras era dia 23. Müller recebeu a notícia de sua seleção em fevereiro. “Foi uma alegria só”, relembra o aluno. De acordo com ele, a expectativa para o período é aprender muito, conviver com gente diferente e conhecer a cultura do povo alemão. “Vamos ver se eles são mesmo tão frios como dizem por aqui”, brinca o estudante. Esta é a primeira vez que ele realiza uma viagem para um país distante.

Na opinião do acadêmico, os demais estudantes da Univates também deveriam tentar sua inscrição no programa federal. “Meu histórico não é dos melhores, mas mesmo assim eu consegui. Se analisar quanta coisa se vai aprender... Quando tu passas, pensa que concorreu com o Brasil inteiro, inclusive com alunos das universidades federais, que têm mais tempo para estudar. É uma motivação extra, é algo que não cabe dentro de ti”, alegra-se.

Vagner Müller é o segundo selecionado para o Ciência Sem Fronteiras do curso de Engenharia Química da Univates, sendo que a primeira, a acadêmica Gabriela Maria Bratti Volken, também está em intercâmbio na Alemanha. Müller embarca para Marburg no dia 30 de agosto. Nos próximos seis meses, ele realizará um curso intensivo do idioma alemão e, no ano seguinte, iniciará seus estudos de graduação. O retorno ao Brasil deve ocorrer em março de 2016.

Texto: Tuane Eggers

Vagner Augusto Müller foi escolhido para estudar na Alemanha