Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes de Ensino Médio simularão Conferência do Conselho de Segurança da ONU na Univates

Postado em 14/08/2014 13h43min

Por Tuane Eggers

Na próxima terça-feira, dia 19, a Univates sediará uma atividade diferenciada na área de Relações Internacionais: uma Conferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No entanto, não se trata de uma Conferência da ONU, mas sim uma ação de simulação do evento oficial, com a participação de estudantes do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. A atividade acontece, a partir das 8h30min, na sala 500 do Prédio 12.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Univates, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, o Colégio Madre Bárbara já vem desenvolvendo a atividade há cerca de três anos. “Neste ano, convidamos a escola para realizar a atividade na Univates, pois também queremos oportunizar aos alunos do curso a possibilidade de assistir à simulação”, explica.

O primeiro contato com a turma aconteceu por meio do projeto de extensão “Relações Internacionais para alunos da Educação Básica”, quando a equipe foi até a escola para debater alguns temas com os alunos. Entre os objetivos do projeto, desenvolvido desde o mês de março, estão identificar e analisar temas atuais da área de Relações Internacionais e apresentar e debater esses temas com turmas de Ensino Médio das escolas do Vale do Taquari.

Conforme a professora Fernanda, a partir desses objetivos, aprofundou-se o estudo de alguns temas, como a crise na Ucrânia, as relações israelo-árabes, a Guerra Fria e a questão nuclear iraniana. “Até o momento, foram atendidas 16 turmas em quatro escolas, dentre as quais o Colégio Madre Bárbara, e, a partir de contatos com a professora da disciplina de Geografia Elisabete Penz Beuren, pensamos em desenvolver a atividade na Univates”, complementou.

 

Saiba mais sobre a atividade

O Conselho de Segurança da ONU foi estabelecido em 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, e é composto por 15 países-membros – cinco permanentes e dez temporários. Sua função é a manutenção da segurança e da paz no mundo. Na atividade de simulação, 54 alunos estarão representando os países em grupos.

Entre os países e problemas debatidos pelo grupo, estarão a Síria, o Iraque, Israel e Palestina, a Ucrânia, a questão do sequestro de meninas e outros problemas da Nigéria, Bangladesh, as migrações para a Itália, o Sudão e Sudão do Sul, o Afeganistão e a República Centro Africana. Os cinco países permanentes são a China, a França, a Rússia, os Estados Unidos e o Reino Unido. Já os membros temporários são Chade, Chile, Jordânia, Lituânia, Nigéria, Argentina, Austrália, Ruanda, Luxemburgo e Coreia do Sul.

 

Texto: Tuane Eggers

Cerca de 50 estudantes simularão Conferência do Conselho de Segurança da ONU, que busca manter a segurança e a paz no mundo

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas