Estudantes de Ensino Médio simularão Conferência do Conselho de Segurança da ONU na Univates

Postado em 14/08/2014 13h43min

Por Tuane Eggers

Na próxima terça-feira, dia 19, a Univates sediará uma atividade diferenciada na área de Relações Internacionais: uma Conferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No entanto, não se trata de uma Conferência da ONU, mas sim uma ação de simulação do evento oficial, com a participação de estudantes do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. A atividade acontece, a partir das 8h30min, na sala 500 do Prédio 12.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Univates, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, o Colégio Madre Bárbara já vem desenvolvendo a atividade há cerca de três anos. “Neste ano, convidamos a escola para realizar a atividade na Univates, pois também queremos oportunizar aos alunos do curso a possibilidade de assistir à simulação”, explica.

O primeiro contato com a turma aconteceu por meio do projeto de extensão “Relações Internacionais para alunos da Educação Básica”, quando a equipe foi até a escola para debater alguns temas com os alunos. Entre os objetivos do projeto, desenvolvido desde o mês de março, estão identificar e analisar temas atuais da área de Relações Internacionais e apresentar e debater esses temas com turmas de Ensino Médio das escolas do Vale do Taquari.

Conforme a professora Fernanda, a partir desses objetivos, aprofundou-se o estudo de alguns temas, como a crise na Ucrânia, as relações israelo-árabes, a Guerra Fria e a questão nuclear iraniana. “Até o momento, foram atendidas 16 turmas em quatro escolas, dentre as quais o Colégio Madre Bárbara, e, a partir de contatos com a professora da disciplina de Geografia Elisabete Penz Beuren, pensamos em desenvolver a atividade na Univates”, complementou.

Saiba mais sobre a atividade

O Conselho de Segurança da ONU foi estabelecido em 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, e é composto por 15 países-membros – cinco permanentes e dez temporários. Sua função é a manutenção da segurança e da paz no mundo. Na atividade de simulação, 54 alunos estarão representando os países em grupos.

Entre os países e problemas debatidos pelo grupo, estarão a Síria, o Iraque, Israel e Palestina, a Ucrânia, a questão do sequestro de meninas e outros problemas da Nigéria, Bangladesh, as migrações para a Itália, o Sudão e Sudão do Sul, o Afeganistão e a República Centro Africana. Os cinco países permanentes são a China, a França, a Rússia, os Estados Unidos e o Reino Unido. Já os membros temporários são Chade, Chile, Jordânia, Lituânia, Nigéria, Argentina, Austrália, Ruanda, Luxemburgo e Coreia do Sul.

Texto: Tuane Eggers

Cerca de 50 estudantes simularão Conferência do Conselho de Segurança da ONU, que busca manter a segurança e a paz no mundo

Tuane Eggers