Alunos do Madre Bárbara participam do 3º Arquitetando da Univates

Postado em 21/08/2014 14h04min

Por Nathália Braga

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, integraram mais uma ação do projeto 3º Arquitetando da Univates. Na manhã desta quinta-feira, dia 21, mais de 40 alunos, divididos em duas turmas, estiveram na Instituição para desenvolver trabalhos relacionados ao curso de Arquitetura e Urbanismo.

A primeira atividade consistiu em elaborar, em duplas, um protótipo de vegetação. Os produtos construídos resultaram em árvores feitas em maquetes. Em seguida, os participantes realizaram um desenho de observação. Os autores do melhor trabalho foram premiados com brindes da Univates.

O Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, será uma das próximas instituições de ensino que receberá a atividade na própria escola. Já participaram do projeto os colégios Gustavo Adolfo e Alberto Torres (Ceat), de Lajeado.

Conheça o Arquitetando

O projeto, criado pela Univates, visa a promover a integração das escolas do Vale do Taquari com a Instituição, em especial com o curso de Arquitetura e Urbanismo. Os conteúdos são trabalhados de forma prática, relacionando a aprendizagem do Ensino Médio – nas áreas de Artes, História ou Matemática – com exercícios do curso de graduação.
A escola pode escolher a disciplina e o ano do Ensino Médio de interesse para desenvolvimento do projeto. As atividades são diferentes para cada uma das disciplinas. As atividades são adequadas ao conteúdo que o professor do Ensino Médio trabalha com a turma.

Em geral, os exercícios envolvem desenhos de observação e croquis, de vegetação ou perspectivas (Artes), desenvolvimento de jogos dinâmicos envolvendo matemática e Arquitetura (Matemática) e jogos interativos relacionando a história de um período com edifícios da época (História).

As escolas interessadas em receber o projeto podem contatar a equipe pelo e-mail arquitetando@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5223. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/extensao, no link Projetos de Extensão.

Texto: Nathália Braga

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio desenvolveram atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo