A influência das cores: das tendências ao humor

Postado em 29/12/2014 09h03min

Por Nathália Braga

Branco, preto, azul, vermelho, amarelo ou verde. Um arco-íris de opções espalhado nas prateleiras dos mercados e lojas, e estampado nas embalagens e vestimentas. Algumas cores ora estão em alta, enchendo os olhos de quem transita pelas ruas, ora esquecidas nas gavetas dos armários.

Mesmo assim, todas nos atingem de alguma forma, como atesta o coordenador do curso de Comunicação Social da Univates, Flávio Meurer. “As cores nos afetam em níveis inconscientes ou subconscientes, pois algumas delas são mais estimulantes que outras”, explica. Conforme ele, ainda que tenhamos a tendência a pensar que somos remetidos a certas ideias por causa da cor em si, diversos elementos culturais estão envolvidos nas associações.

Como exemplo, Meurer cita a cor azul, vinculada ao sexo masculino em determinadas culturas e ao sexo feminino em outras. Os significados das cores branco e preto também variam de acordo com os locais e costumes. Na maioria dos países asiáticos e orientais o branco representa a morte e o luto, enquanto nos territórios ocidentais a mesma cor é relacionada à pureza e à paz. Já o preto, nas culturas ocidentais e em alguns países asiáticos, tem ligação com o luto, ao contrário da China e do Egito, que concebem a cor como sinônimo de confiança, alta qualidade e renascimento.

As cores no Design
De acordo com o coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod, as cores são elementos fundamentais na programação visual e servem para chamar a atenção e organizar a informação visual. “O designer gráfico trabalha com linhas, formas, planos, ritmo e outros elementos para projetar a forma como a informação deve ser apresentada ao receptor e, nesse contexto, as cores servem para identificar, segregar, categorizar e hierarquizar a informação”, esclarece.

Ele explica que quando um material gráfico é muito colorido costuma-se dizer que o mesmo está "poluído" e essa percepção se deve ao fato da informação visual presente no material não estar devidamente projetada conforme princípios do Design.

Segundo Brod, o designer projeta formas e informações que funcionem, articulando estética, funcionalidade e os aspectos culturais e simbólicos atrelados aos produtos que projeta, sejam eles formais ou informacionais. “Se vamos ao supermercado e vemos uma gôndola com produtos de tal marca, o conjunto visual nos chama a atenção porque todas as embalagens são projetadas para que tenham em sua composição um considerável uso de determinada cor”, explana.

Neste caso, afirma, o uso da cor não está atrelado a um objetivo apenas estético, mas inserido num projeto de tornar o conjunto de produtos da marca visualmente notável e distinto nas prateleiras multicoloridas dos supermercados.

Reveillon
O Reveillon reforça a superstição da influência das cores no ano que está por vir. Muitas pessoas apostam em roupas, adereços e decorações em tons correspondentes às suas intenções e desejos. Confira o significado de cada cor e escolha a sua:

Vermelho: Representa coragem, alegria, motivação, emoções do amor e da paixão.

Amarelo: Significa inteligência e sabedoria, e ainda transmite entusiasmo.

Verde: Equilíbrio e tranquilidade são as principais características da cor verde. Ela ajuda na harmonia entre as emoções, o corpo e a mente.

Azul: Relacionada ao relaxamento, o azul traz serenidade e está ligado à intuição e à percepção das coisas fora do senso comum.

Violeta: Ajuda a transformar o clima negativo em positivo, pois está diretamente ligada à evolução espiritual.

Branco: O branco representa equilíbrio, espontaneidade e naturalidade.

Preto: A cor preta é misteriosa. Ao mesmo tempo em que passa a ideia de seriedade, transmite um pouco de reclusão e isolamento. Roupas pretas podem sugerir tristeza ou mau-humor.

Bege: O tom bege significa neutralidade e distanciamento, por isso também pode ser ligado à falta de comunicação nas pessoas.

Cinza: O cinza está relacionado à insatisfação e tristeza. Enquanto o cinza claro está mais ligado à transição de emoções, o cinza escuro pode trazer a ideia de medo.

Marrom: Ligada à responsabilidade, o marrom representa a relação com dinheiro, família e emoções. Contém uma mistura entre o negativismo do preto e o lado impulsivo do vermelho.

Laranja: É a cor da alegria, transformação e energia. Ajuda a afastar o estresse e é recomendada para ambientes de lazer.

Rosa: Associado ao amor e carinho, traz delicadeza e está ligado às relações emocionais. Deixa o ambiente suave e romântico, além de auxiliar no equilíbrio de emoções.

Dourado: Além de carregar a vibração do amarelo, o dourado estimula o afeto e o amor.

Prata: A cor está ligada ao mundo espiritual e à busca por maior interiorização. É indicada para quando precisar acelerar projetos e pesquisas. Objetos desta cor ajudam a manter o clima de paz e a trazer boas energias ao ambiente.

Este texto integra a edição 23 do Jornal da Univates. Confira a íntegra da publicação aqui.

Texto: Nathália Braga

O Reveillon reforça a superstição da influência das cores no ano que virá

sxc.hu