Estudante de Jornalismo participa de oficinas do Canal Futura

Postado em 10/02/2015 17h21min

Por -

Um dos oito acadêmicos do Rio Grande do Sul selecionados para participar do programa Geração Futura Universidades Parceiras, promovido pelo Canal Futura, foi Ronaldo Ely Rempel, que retornou do Rio de Janeiro no último domingo, dia 8. Com despesas de hospedagem e alimentação a cargo do Canal Futura, o estudante de Jornalismo frequentou palestras, oficinas e workshops entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

Após a inscrição no programa, no ano passado, os concorrentes deveriam analisar o conteúdo e a linguagem visual de um dos três interprogramas (vídeos educativos e culturais transmitidos no intervalo de programas), disponibilizados no edital pelo Futura. O resultado, divulgado no fim de setembro, decretou: Rempel estava entre os escolhidos. “Até o momento da viagem, não sabia muito bem o que seria. Apenas sabia que era uma oportunidade de aprender algo diferente. No Futura, todo o conteúdo é direcionado ao desenvolvimento social, com temáticas culturais e educativas. Além disso, estava extremamente ansioso por poder conhecer pessoas de todo o Brasil, com inúmeras realidades, mas em busca do mesmo sonho: serem comunicadores”, conta.

Na segunda etapa, os 31 estudantes selecionados, provenientes de 12 estados, desenvolveram um storyline para um interprograma, utilizando um projeto de iniciação científica da sua própria universidade. A partir disso, o acadêmico da Univates contatou a Secretaria de Extensão, com a qual obteve a lista dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela Instituição. Ele escolheu o projeto "Uso de biotecnologias para melhoria da qualidade da matéria-prima e aproveitamento de resíduos dos laticínios", coordenado pela professora Cláucia Volken, em decorrência de o Vale do Taquari representar 10% da produção leiteira do estado e por se enquadrar melhor na proposta.

Por trabalhar na TV Univates, Rempel entende o funcionamento de uma emissora. Porém, ressalta que, para participar do Geração Futura, basta o interesse. “Não precisa saber nada sobre televisão”.

Atividades desenvolvidas no Geração Futura
A rotina do programa consistia em atividades com início às 10h e encerramento às 19h. Os ensinamentos ficaram por conta de profissionais renomados no ramo televisivo, como Zeca Camargo, que ministrou palestra aos estudantes. Luís Nachbin esteve à frente de um workshop sobre direção, enquanto Batman Zavareze explanou sobre direção e fotografia. A apresentadora do Jornal Futura, Juliana Wexel, também repassou conhecimentos na área, assim como outros profissionais.

Em uma das tarefas, o grupo de alunos integrantes do Geração Futura dividiu-se em quatro equipes para a produção de reportagens para o telejornal do Canal Futura. Rempel participou do grupo que escolheu como tema o cemitério São João Batista, onde diversos famosos estão sepultados. Visitas ao Projac da Rede Globo, ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar, ao Jardim Botânico, à Biblioteca Nacional e à Marquês de Sapucaí também fizeram parte da experiência dos acadêmicos. “A atividade de que mais gostei foi, sem dúvida, o workshop com o Nachbin. A maneira como ele conta a história dos personagens é única e inspiradora para qualquer estudante de Jornalismo”, destaca.

Ao fim do Geração Futura, o estudante da Univates considera a oportunidade como “um divisor de águas” na própria vida. Conforme conta, ele via o jornalismo, o trabalho e a vida acadêmica de uma forma e, após o programa, tem pensamentos diferentes. “Percebo que o jornalista pode e deve fazer diferença na sociedade, assim como ser diferente dos demais jornalistas. Apresentar conteúdo dinâmico e atrativo, não apenas como o padrão atual das emissoras de televisão.”

De volta à Univates, assim como os demais participantes, Rempel deverá produzir um interprograma na Instituição, abordando o projeto de iniciação científica escolhido. Os estudantes foram instruídos e qualificados para, em breve, aplicar o conhecimento nas produções, reproduzidas posteriormente no Canal Futura e, também, pelos parceiros da Associação das Televisões Educativas Ibero-americanas (Atei).

Conheça o programa
As inscrições do Geração Futura Universidades Parceiras abrem no segundo semestre, a cada ano, e são direcionadas aos alunos dos cursos da área de comunicação – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Mídia Audiovisual, Cinema e Mideologia – que cursam entre o terceiro e o penúltimo semestre da graduação em universidades parceiras do Canal Futura. As atividades ocorrem entre janeiro e fevereiro.

Para 2015, uma segunda edição está prevista para o fim do primeiro semestre. Informações podem ser obtidas no site www.futura.org.br.

Ronaldo Rempel integrou o Geração Futura Universidades Parceiras, realizado no Rio de Janeiro