Novidades na estrutura e novos cursos marcam a volta às aulas

Postado em 11/02/2015 14h46min

Por Tuane Eggers/Nicole Morás

Mais de 10 mil estudantes dos cursos de graduação, sequencial e técnicos retornam às aulas, na Univates, a partir do próximo dia 19 de fevereiro. Para aprimorar cada vez mais sua infraestrutura, o câmpus está em constante transformação. Além disso, a Instituição também conta com três novas opções de cursos.

Para recepcionar os estudantes, haverá programação especial intitulada de Primeiro Encontro, que ocorre de 19 de fevereiro a 4 de março. Volantes especialmente identificados darão as boas-vindas a calouros e veteranos em diversos pontos do câmpus, que receberá ornamentação especial e mapas para orientar a localização.

A programação inclui ainda intervenções artísticas, como um grafite que será realizado pelo aluno de Design Guilherme Zagonel, no dia 19, a partir das 18h30min, no anfiteatro do Prédio 9. Alguns espaços também terão música ambiente e apresentação de músicos. A Rádio Univates também participa da ação, realizando entradas ao vivo.

Câmpus em constante transformação
Uma das novidades na infraestrutura do câmpus é que a comunidade acadêmica pode desfrutar dos deques, áreas de estar, ciclovia e calçadas localizados na área central da parte mais antiga do câmpus – mais conhecida como “laguinho da Univates”. O espaço, entre os Prédios 9 e 12, passou por processo de desassoreamento e teve melhorias relacionadas a sua revitalização.

Nos últimos meses, foi criada uma ciclovia no entorno do espaço que interliga os Prédios 1 e 11. Dessa forma, a comunidade acadêmica pode usufruir do sistema de compartilhamento de bicicletas Bicivates com ainda mais segurança. Aliás, o Bicivates também traz novidades. Durante o semestre, será instalado um ponto de retirada e devolução em frente ao Prédio 17.

Outra mudança no câmpus envolve o Prédio 2, o antigo espaço da Biblioteca. O local será destinado para abrigar gabinetes de professores e também as Secretarias do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Centro de Gestão Organizacional (CGO) e Centro de Educação Profissional (CEP), além de uma área voltada a todos os bolsistas da Instituição. O espaço contará, ainda, com um bar.

Uma nova sala temática da área de Gestão Organizacional está sendo projetada para o espaço que abriga, atualmente, o bar Klein, localizado em frente ao Prédio 2. O novo ambiente será destinado a uma sala temática de Empreendedorismo, e a obra deve ser executada durante este semestre.

Para buscar a melhoria contínua do atendimento, a sala do Atendimento ao Aluno, no Prédio 9, está em obras para ampliação do setor. Enquanto isso, o atendimento está sendo realizado, temporariamente, no auditório do Prédio 3. A previsão é de que, até o próximo ano, também ocorram a troca e a ampliação do mobiliário (cadeiras e guichês), a fim de atender toda a demanda com a estrutura completa. O restaurante localizado ao lado do Atendimento ao Aluno, no Prédio 9, também passa por reformas e contará com nova administração a partir deste semestre.

Inaugurado no mês de novembro, o Estádio Olímpico da Univates é mais um espaço à disposição da comunidade acadêmica. Além do futebol, o atletismo olímpico também é um esporte que passa a ser contemplado pelo local, que conta com pista sintética, certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições de nível internacional.

A partir do sábado, 14 de fevereiro, a comunidade acadêmicaterá acesso à pista para as práticas de corrida e caminhada. A entrada será feita por meio do uso do Cartão Institucional, de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 16h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 21h.

Para melhorar o atendimento e facilitar o trânsito interno da Univates, o estacionamento dentro do câmpus será cobrado a partir deste semestre. O local está recebendo as adequações para instalar o sistema de cancelas e guaritas e passará por um período de testes. A coordenação do sistema será feita pela empresa Estapar. O acesso para alunos, professores e funcionários será com o uso do Cartão Institucional.

Três novos cursos iniciam atividades neste semestre
Entre as novidades na área da graduação está o curso de Fotografia, que tem como objetivo formar profissionais para atuarem na produção fotográfica e nos diversos setores do mercado. O curso também busca permitir aos alunos o uso de suas técnicas em outras áreas do conhecimento, dando suporte para o exercício do entendimento, a reflexão e a prática da fotografia.

Outra opção é o curso de Gestão Financeira, oferecido pela Univates em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal. Os alunos terão a possibilidade de realizar um semestre adicional no país europeu para a obtenção de diploma com validade nos dois países. Os estudantes serão capacitados a aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento para captação e investimentos de recursos empresariais, na controladoria e trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.

Neste ano, a Univates também inicia seu primeiro curso na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas busca atender à crescente demanda por profissionais capacitados nas áreas de Computação e Informática, com foco em desenvolvimento de softwares e redes de computadores. Será apenas um encontro presencial por semestre, com avaliação e atividade de integração.

Texto: Tuane Eggers/Nicole Morás

Uma das novidades na estrutura do câmpus é a revitalização do “laguinho da Univates”

Tuane Eggers

Mais de 10 mil alunos de graduação, sequencial e técnicos retornam às aulas no dia 19 de fevereiro