Estudante relata experiência de intercâmbio na Alemanha

Postado em 18/02/2015 11h24min

Por Tuane Eggers

Desde o mês de agosto, o acadêmico Vagner Augusto Müller, do curso de Engenharia Química da Univates, participa de uma experiência de intercâmbio na Alemanha, na cidade de Marburg. Ele foi o segundo estudante do curso selecionado pelo programa federal Ciência sem Fronteiras e traz novidades de como está sendo sua vivência no país europeu.

De acordo com Vagner, realizar um intercâmbio pelo programa é uma grande oportunidade, pois possibilita conhecer e conviver com a cultura de um país diferente, além de adquirir conhecimentos em sua área de estudos. “Aqui na Alemanha consigo ver o motivo de o país ser tão desenvolvido. Os alemães têm uma linha de raciocínio extremamente organizada, e o início de tudo é a pontualidade. Sendo pontuais, eles não atrasam a vida do próximo, fazendo com que não haja um ‘gargalo’, ou seja, todo o processo não para por causa de atrasos”, comenta.

O estudante conta que a Alemanha é um país rico culturalmente e explica que o idioma alemão falado no sul é diferente de todo o resto do país. “No norte eles também possuem algumas peculiaridades, assim como no leste e no oeste. Há lugares lindos para se visitar, tanto mais antigos como lugares modernos. Há castelos e igrejas que possuem arquiteturas únicas. É fantástico”, ressalta Vagner.

Para o acadêmico, quando se está em um país como a Alemanha, há a oportunidade de conhecer outros países da Europa, pois o custo das viagens torna-se baixo e possibilita conhecer lugares muito bonitos. “A convivência com os alemães é tranquila. Eles gostam bastante de uma cerveja”, destaca Vagner.

Até o fim do mês de fevereiro, o estudante concluirá o curso de língua alemã, na cidade de Marburg. A partir de março, Vagner deve iniciar os estudos de Engenharia Química na cidade de Magdeburg, onde permanecerá até o mês de março de 2016, data prevista para seu retorno ao Brasil.

Texto: Tuane Eggers