Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudante relata experiência de intercâmbio na Alemanha

Postado em 18/02/2015 11h24min

Por Tuane Eggers

Desde o mês de agosto, o acadêmico Vagner Augusto Müller, do curso de Engenharia Química da Univates, participa de uma experiência de intercâmbio na Alemanha, na cidade de Marburg. Ele foi o segundo estudante do curso selecionado pelo programa federal Ciência sem Fronteiras e traz novidades de como está sendo sua vivência no país europeu.

De acordo com Vagner, realizar um intercâmbio pelo programa é uma grande oportunidade, pois possibilita conhecer e conviver com a cultura de um país diferente, além de adquirir conhecimentos em sua área de estudos. “Aqui na Alemanha consigo ver o motivo de o país ser tão desenvolvido. Os alemães têm uma linha de raciocínio extremamente organizada, e o início de tudo é a pontualidade. Sendo pontuais, eles não atrasam a vida do próximo, fazendo com que não haja um ‘gargalo’, ou seja, todo o processo não para por causa de atrasos”, comenta.

O estudante conta que a Alemanha é um país rico culturalmente e explica que o idioma alemão falado no sul é diferente de todo o resto do país. “No norte eles também possuem algumas peculiaridades, assim como no leste e no oeste. Há lugares lindos para se visitar, tanto mais antigos como lugares modernos. Há castelos e igrejas que possuem arquiteturas únicas. É fantástico”, ressalta Vagner.

Para o acadêmico, quando se está em um país como a Alemanha, há a oportunidade de conhecer outros países da Europa, pois o custo das viagens torna-se baixo e possibilita conhecer lugares muito bonitos. “A convivência com os alemães é tranquila. Eles gostam bastante de uma cerveja”, destaca Vagner.

Até o fim do mês de fevereiro, o estudante concluirá o curso de língua alemã, na cidade de Marburg. A partir de março, Vagner deve iniciar os estudos de Engenharia Química na cidade de Magdeburg, onde permanecerá até o mês de março de 2016, data prevista para seu retorno ao Brasil.

Texto: Tuane Eggers

Vagner Augusto Müller permanece na Alemanha até março de 2016

Divulgação

Vagner Augusto Müller permanece na Alemanha até março de 2016

Divulgação

Vagner Augusto Müller permanece na Alemanha até março de 2016

Divulgação

Notícias Relacionadas