Curso de Design completa dez anos

Postado em 16/03/2015 10h45min

Por Nathália Lauxen

Neste ano, o curso de Design da Univates, considerado o melhor bacharelado em Design entre as instituições de ensino superior não públicas do país, conforme avaliação de 2012 do Ministério da Educação (MEC), comemora dez anos de existência. Para celebrar o aniversário do curso, a coordenação, em parceria com o Diretório Acadêmico, decidiu promover eventos durante todo o ano em vez de concentrá-los na Semana Acadêmica.

Para marcar o início das ações, o curso realizou uma Reunião Geral no dia 4 de março, integrada ao evento de acolhida aos calouros. A data foi marcada pelo repasse de informações importantes aos estudantes e a premiação do melhor TCC de 2014B, prêmio conferido pela ApDesign (Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul) ao aluno Leonardo Schwertner dos Santos, orientando da professora Thaís Carnieletto Müller. Leonardo recebeu o certificado das mãos do coordenador do curso, professor Rodrigo Brod, e da coordenadora dos TCCs do Design, professora Sílvia Trein Heimfarth Dapper.

No mesmo dia foi lançado um concurso para criação de um selo comemorativo que irá marcar o momento atual do Design na Univates. Alunos do curso podem se inscrever individualmente ou em duplas, e é permitida a participação de estudantes dos cursos de Comunicação Social, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo e Fotografia, desde que estejam inscritos com um acadêmico de Design. O selo será utilizado para identificar os eventos e ações relacionados aos 10 anos do curso.

As propostas serão avaliadas por um comitê formado por diplomados e a premiação consiste em um kit de produtos da papelaria Koralle e da editora Bookman/Grupo A, além de um certificado que atesta a vitória no concurso. As inscrições seguem até 27 de março e detalhes estão disponíveis no edital.

Outro evento já programado é a aula inaugural com a convidada Paula Langie, do escritório portoalegrense Néktar Design, no dia 7 de abril. A Néktar também completou 10 anos recentemente e tem como especialidades projetos de identidade visual, embalagem e design gráfico, sendo uma das empresas mais premiadas nas últimas edições do prêmio Bornancini, promovido pela ApDesign.

Mais atividades serão divulgadas no decorrer do ano, mas o curso já tem nomes confirmados para o evento que encerra as comemorações, o IV Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). No dia 14 de setembro, momento reservado às atividades promovidas pelos cursos, está confirmada a participação da professora Regina Heidrich, da Feevale, uma referência na pesquisa de tecnologias assistivas, ergonomia cognitiva e acessibilidade. Já no dia 18 de setembro, no diálogo de encerramento, pela primeira vez o Simpósio traz um pesquisador da área do Design para uma palestra, a professora Luísa Paraguai, da Anhembi Morumbi, que trabalha com a interface entre arte e tecnologia e tem como foco de pesquisa os “vestíveis” (ou wearables). O diálogo será dividido com a professora de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Cornélia Eckert. Outras informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site www.univates.br/dialogos.

“O curso sempre formou profissionais de qualidade”
Coordenador do curso, Rodrigo de Azambuja Brod conta que entre as metas do Design para este ano está a aproximação com outros centros de ensino – Centro de Gestão Organizacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. “Queremos mostrar aos demais cursos que o Design pode estar inserido nessas áreas, seja em temáticas como tecnologias assistidas, interfaces com a arquitetura e urbanismo, design de interação e interfaces ou design estratégico”. Para 2015, Brod espera maior interação com empresas da região e promoção de oportunidades aos acadêmicos.

Mesmo antes de estar à frente do Design da Univates, em 2011, Brod relembra o contato com estudantes do curso no mercado de trabalho. “O curso sempre formou profissionais de qualidade.” A qualificação atestada pelo MEC, em 2012, quando o curso recebeu nota máxima, valida essa percepção.

A partir da qualificação do MEC, o curso se consolidou como um referencial de qualidade. Atualmente o Design da Univates capta alunos de outras regiões, como da Serra e Vale do Rio Pardo, o que demonstra um interesse que vai além da proximidade dos locais onde residem os estudantes. Ao mesmo tempo em que Brod considera a nota obtida uma conquista, salienta ser apenas um passo de muitos a serem dados pelo curso.

Conforme ele avalia, o curso atrai alunos talentosos, com perfis empreendedores, que trabalham na área e buscam aperfeiçoamento, e também estudantes que gostam de artes e atividades criativas e optam pela graduação a fim de “se encontrar” profissionalmente.

Como consequência de a profissão de designer ser recente em comparação com outros cursos ofertados, Brod percebe um desconhecimento em relação ao trabalho desempenhado na área. “O design vai além da estética. O designer é um projetista que concebe produtos, sistemas, estratégias e interfaces de relação com o usuário”, ressalta.

Errata:

A palestra com a professora Regina Heidrich teve que ser agendada para outro momento, em data ainda a confirmar. Para o dia 14 de setembro o curso de Design contará com a presença dos palestrantes João Pedro Serrano Fagundes e Gabriel Altenhofen, do Grupo Criativo, de Porto Alegre, com a palestra “Design para um mundo mutante”. O local da palestra e horário permanecem inalterados.

Texto: Nathália Lauxen

Para celebrar o aniversário do curso, a coordenação, em parceria com o Diretório Acadêmico, promoverá diversos eventos durante o ano

Nicole Morás

Reunião geral ocorreu no dia 4 de março