Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza intercâmbio nacional em Sergipe

Postado em 16/09/2015 09h42min

Por Nicole Morás

Intercâmbio significa trocar, permutar – independentemente do local. Pensando nisso, a Univates começa a desenvolver os intercâmbios nacionais de forma mais articulada com instituições brasileiras conveniadas, como a Universidade de Tiradentes, no estado do Sergipe. O primeiro intercâmbio nacional está sendo realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, desde o último domingo, dia 13, quando um grupo de 28 estudantes embarcou para uma semana de atividades em Aracaju, Laranjeiras e Canindé. O grupo é acompanhado pelo professor Augusto Alves.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Jamile Wizenmann, a troca de experiências em âmbito nacional é tão importante quanto as experiências internacionais. “O Brasil é um país imenso e dentro dele temos diversas culturas. Para o curso de Arquitetura e Urbanismo, em especial, é fundamental essa vivência pela riqueza em termos de cultura e arquitetura que envolve. Os alunos do curso tiveram muito interesse nesta proposta, tanto que necessitamos ampliar o número de vagas devido à procura. Ainda alguns acadêmicos ficaram em lista de espera para uma próxima oportunidade”, cita Jamile.

Já a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Biscoff, destaca que a negociação com a Unit iniciou há mais ou menos um ano, até chegar ao modelo que se concretiza com a ida da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo. “Depois dessa experiência, pretendemos abrir para outras áreas”, afirma Viviane. Ela pontua ainda que as diferenças entre dois extremos do país certamente estarão mais presentes na questão cultural.  “Apesar de falarmos o mesmo idioma, os contrastes permitirão uma experiência pessoal além da sala de aula, da parte técnica / acadêmica”, afirma. A gerente da AAII acredita ainda que os alunos podem, inclusive, iniciar a construção de relacionamentos que servirão para carreira profissional. “Além disso, tem a contrapartida, ou seja, os alunos de lá também vêm para cá. Essa troca é fundamental para nós”, conclui ela.

O intercâmbio nacional entre a Univates e a Unit para os cursos de Arquitetura e Urbanismo envolve a realização de um workshop na área de Urbanismo tendo como temática a proposição de um estudo em forma de partido projetual para uma situação-problema lançada no contexto urbano da cidade de Aracaju. A ideia é envolver os acadêmicos de ambas as instituições para que eles pensem e debatam sobre a questão propondo soluções no âmbito do projeto.

Além disso, o intercâmbio inclui visitas pela cidade de Aracaju e Laranjeiras, a fim de conhecer e revisitar o patrimônio histórico. Os acadêmicos participarão ainda de uma vivência no Sertão, na localidade de Canindé, onde acompanharão uma oficina de construção em taipa, processo de construção de paredes típica na região. Em contrapartida, a Univates recebe um grupo de alunos da Unit, em outubro, para atividades em Lajeado e na região.

Texto: Nicole Morás