Certificação internacional é conquistada por mais um estudante da Univates

Postado em 07/10/2015 17h07min

Por Ana Amélia Ritt

O dia 28 de setembro trouxe boas notícias para Carlos Felipe Geib. O estudante do curso de Redes de Computadores da Univates conquistou a certificação internacional Cisco CCNA Routing & Switching 200-120. A prova é um diferencial no mercado de trabalho e é de interesse dos profissionais da área pela sua relevância. Realizado pelo maior fabricante de equipamentos de redes de computadores do mundo, o teste envolve conhecimentos teóricos e práticos.

Geib explica que, apesar de a certificação ser concedida pela Cisco, o conteúdo presente na prova não está somente relacionado aos produtos dessa marca. “Os principais assuntos cobrados são os conceitos relacionados à área de redes de computadores. O profissional que conquista a certificação comprova que domina esses conceitos e isso torna-se um diferencial no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas enxergam isso e colocam a certificação CCNA como pré-requisito básico para cargos relacionados à área de network”, comenta.

O estudante de Redes de Computadores iniciou a preparação para a realização da prova há dois semestres, quando cursou a disciplina de Projetos de Redes I e, no semestre seguinte, Projetos de Redes II. “Ambas disciplinas trabalham bastante nas áreas de Routing e Switching, foco principal do exame CCNA”, conta. Paralelo a isso, Geib fez leitura de materiais e assistiu a videoaulas preparatórias para o exame. Aos candidatos que desejam obter a certificação, o estudante aconselha focar-se bastante nos estudos. “O conteúdo é muito extenso e demanda muita dedicação para compreensão de todos os assuntos”, explica.

O professor e coordenador do curso de Redes de Computadores, Luis Antônio Schneiders, comenta que a Univates é parceira da marca por meio do programa Cisco Networking Academy. O sistema permite acessar equipamentos (laboratório especializado), softwares (simuladores) e conteúdos (material didático, livros e conteúdos online), tornando-os disponíveis aos acadêmicos. “Isso para que os estudantes, além de alcançarem uma formação forte em Redes de Computadores, se habilitem para a conquista desta reconhecida certificação, que é importante para o aluno e também para a Instituição, já que tem reconhecida a qualidade de ensino pelo maior fabricante de equipamentos de redes de computadores do mundo”, comenta.

O exame de certificação é realizado e aplicado por uma empresa credenciada pela Cisco e não possui vínculos com a Instituição. Geib relata que as questões cobradas são um misto de teoria e prática. “É importante o candidato preparar-se para enfrentar os dois tipos de questão. A prática em ferramentas como Packet Tracer e GNS3 são imprescindíveis durante a preparação para a prova”, indica o acadêmico.

O professor Schneiders explica que o curso disponibiliza outras certificações internacionais, entre elas a da Furukawa, um dos maiores fabricantes de materiais e produtos para a infraestrutura de redes de computadores e data centers. A prova será realizada ainda em 2015, possivelmente na semana do CCTEC.

Em dezembro de 2014, Matheus Artur Schott também conquistou a certificação. Ele foi o primeiro estudante do curso de Redes de Computadores da Univates a obter a certificação. O curso é uma das opções do Vestibular Univates, que recebe inscrições, até o dia 22 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular. Detalhes pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Ana Amélia Ritt

Carlos Felipe Geib é o segundo aluno do curso a conquistar a certificação internacional

Tuane Eggers