Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

EMAU participa de processo de tombamento histórico em Anta Gorda

Postado em 14/10/2015 15h30min

Por Tuane Eggers

Pensar no futuro das cidades também significa preservar o seu passado. É por isso que a equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates está envolvida com o processo de tombamento histórico de dois imóveis localizados na cidade de Anta Gorda, no Roteiro Turístico e Arquitetônico Caminho dos Moinhos. A proposta envolve a antiga sede da Madeireira Madeborg e uma casa antiga, localizada na Linha Viena.

A visita para reconhecimento e levantamento inicial foi feita no dia 5 de outubro, com a presença do prefeito Neori Luiz Dalla Vecchia, de membros da diretoria da Associação Caminho dos Moinhos e da equipe do EMAU da Univates. As arquitetas Cristiane Lavall e Ivana Lazzaron Pereira trabalharão nos levantamentos, com a supervisão do responsável pelo EMAU, professor Alex Carvalho Brino. A partir deste mês, Cristiane coordenará as visitas técnicas aos prédios, com auxílio de dois estagiários, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com a arquiteta Ivana, o cadastro dos imóveis do roteiro Caminho dos Moinhos, visando ao seu tombamento, tem o objetivo de salvaguardar o patrimônio arquitetônico da região e, consequentemente, o patrimônio imaterial que está presente na comunidade. “Será feito o cadastro dos imóveis, diagnosticando as patologias e realização de desenhos. Ao final, será disponibilizado um arquivo digital dos trabalhos realizados, com desenhos, fotografias e textos, além de um caderno individualizado e Parecer Técnico”, explica.

Ivana salienta que é sempre bom fazer parte de processos que incentivem a preservação de edificações históricas, nos moldes de trabalhos já desenvolvidos em outras edificações para a Associação do Caminho dos Moinhos. “Apesar de o processo de tombamento ser lento, é muito gratificante saber que a comunidade valoriza essas edificações que são a história da cidade e da própria comunidade”, ressalta.

Cristiane acrescenta que pensar no futuro das cidades inclui, intrinsecamente, preservar o seu passado. “A arquitetura, como uma das manifestações dessa história, evidencia a imigração italiana nas cidades que compõem o roteiro turístico Caminho dos Moinhos. Preservar e dar um novo uso às edificações, além de salvaguardar os valores imateriais da cultura local, contribui com o desenvolvimento dessas cidades”, completa. A previsão é que o trabalho seja finalizado em quatro meses, com a apresentação do levantamento técnico final.

 

Texto: Tuane Eggers

Equipe participa do processo de tombamento histórico de dois imóveis localizados em Anta Gorda

Divulgação

Equipe participa do processo de tombamento histórico de dois imóveis localizados em Anta Gorda

Divulgação

Equipe participa do processo de tombamento histórico de dois imóveis localizados em Anta Gorda

Divulgação

Notícias Relacionadas