Museu de Ciências Naturais comemora 16 anos

Postado em 05/05/2016 15h11min

Por -

Local educativo, de pesquisa e de iniciação científica, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates completa 16 anos em maio de 2016. Nesse período, cerca de 100 mil pessoas já visitaram o museu, que também realiza, periodicamente, exposições, como a que está atualmente aberta à visitação: “O mundo rastejante das serpentes”.

O MCN surgiu a partir de materiais didáticos organizados, desde 1989, para as disciplinas de Zoologia, Botânica e Geologia. De modo informal, o material deu origem às primeiras coleções didáticas do Museu, que foi oficialmente criado no ano 2000 por meio de estatuto. Localizado no subsolo do Prédio 8 desde 2004, o lugar possui área aproximada de 1.000 m², na qual estão localizados a sala de exposição, gabinetes de pesquisadores, laboratórios de pesquisa, salas de coleções, sala de preparação e manutenção do acervo.

De acordo com a coordenadora do Museu, Míriam Kronhardt, o MCN é composto pelos setores de pesquisa nas áreas de Arqueologia, Artrópodes, Botânica e Paleobotânica, Evolução e Ecologia, Genética e Biologia Molecular, Propagação de Plantas e Zoologia de Vertebrados; uma sala de exposições e coleções didáticas e científicas de Botânica (Herbário HVAT), Paleobotânica, Zoologia e Arqueologia. “O MCN é um local em que são feitas pesquisas em diversas áreas, principalmente sobre a biodiversidade regional. As coleções do Museu abrigam os materiais de pesquisas que são publicados em artigos científicos e materiais didáticos que são utilizados nas aulas da graduação e pós-graduação.

O espaço recebe estudantes de graduação e pós-graduação, que podem realizar estágios e, consequentemente, participar de atividades de iniciação científica. O MCN também é um espaço educativo, que complementa a educação formal e possibilita a ampliação do conhecimento científico de estudantes dos mais diversos níveis e da população em geral.

“Na sala de exposições do MCN, parte das informações pesquisadas nos setores são repassadas à comunidade externa em forma de exposições permanentes e temporárias. O Museu permanece aberto à comunidade em geral e as visitas são gratuitas, sendo possível agendar visitas guiadas para grupos com mais de 10 pessoas”, explica Míriam. A equipe educativa do museu organiza ainda oficinas e palestras gratuitas para alunos da educação básica e de graduação. “Também recebemos pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais”, acrescenta ela.

O Museu de Ciências Naturais pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 18h. No turno da noite, o MCN está aberto das 19h às 22h de segunda a sexta-feira. Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/mcn ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Tuane Eggers