Estudante da Univates conquista Concurso Deca

Postado em 17/10/2016 08h50min

Por Artur Dullius

Depois de comemorar a classificação entre os três melhores projetos do “Concurso Nacional Deca Estudos de um Banheiro”, Camila Volken, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, vê agora o prêmio como uma realidade. No mês de outubro a acadêmica, acompanhada da professora orientadora, Adriana Broilo, embarcaram para São Paulo, onde realizaram a defesa do trabalho e, consequentemente, foram coroadas como o melhor projeto do concurso.

Ganhadora da Etapa Grand Prix pelo tema Intervenção em Banheiro de Mercado Público Municipal, a estudante da Univates lembra que a participação no concurso surgiu inicialmente como uma oportunidade para adquirir experiência na área da arquitetura de interiores. “Eu recebi o e-mail da coordenadora do curso de Arquitetura da Univates com as informações sobre o concurso e, nas férias de inverno, resolvi me inscrever, mas não imaginava que seria finalista”, garante.

Na etapa final Camila disputou o prêmio com outros dois concorrentes. “Claro que sempre existe uma grande expectativa e estar entre os três primeiros já era uma grande conquista. O primeiro lugar foi a confirmação de que a nossa pesquisa teve relevância”, afirma a professora.

Já a estudante lembra que a conquista, mais do que motivo de alegria e orgulho, é um incentivo para seguir em frente.“É um estímulo para começar a acreditar cada vez mais. Com certeza, sempre que eu tiver oportunidade, vou estar buscando enriquecer meus conhecimentos, seja por meio de concursos ou desenvolvendo projetos dentro do ambiente acadêmico”, garante.

Conforme Camila e Adriana, o grande diferencial do estudo realizado pela estudante da Univates se deve à criatividade e à abrangência do projeto. “A gente fundamentou a nossa pesquisa olhando para o edifício, buscando identificar elementos de sua materialidade que pudessem ser integrados ao projeto com uma linguagem contemporânea. Abrangemos diferentes públicos em um só lugar”, lembram.

O projeto
O concurso foi dividido em quatro categorias, sendo duas destinadas a estudantes de Design de Interiores e duas para estudantes de Arquitetura. Dentre as opções de temas determinados pela Deca, Camila optou pela realização de um projeto para banheiro público municipal. “A proposta de intervenção devia conter análise do local e estar coerente com a realidade do espaço, garantindo a qualidade dos produtos Deca na composição das baterias sanitárias”, afirma.

Como opção, a estudante viu no Mercado Público de Porto Alegre a possibilidade de colocar o projeto em prática, visto que o local, construído em 1869, acompanha a história da cidade e possui intenso fluxo de pessoas que circulam pelo espaço. “Primeiro realizei visita técnica e conversei com a engenheira responsável pela edificação. A partir desse contato, tive subsídios para projetar um banheiro conforme seu contexto vigente, seguindo as medidas reais do Mercado. Além disso, optei por seguir a mesma materialidade presente no piso da edificação, porém com um visual colorido e coerente com a atualidade, dialogando com a arquitetura do edifício”, acrescenta.

O fato de o local estar entre os pontos mais frequentados da capital gaúcha exigiu, porém, atenção e conhecimento da jovem estudante durante a execução do projeto. “A Camila teve de fazer diversas pesquisas, pois era necessário analisar os materiais utilizados, que deveriam ser de qualidade, mas também não poderiam fugir aos padrões do espaço. Além disso, teve de adequar a composição do banheiro em função das plantas baixas existentes, projetando sanitários femininos, masculinos e para portadores de necessidades especiais, alertando também para a harmonia das cores, pois o local precisa se tornar atrativo e perene”, garante a professora.

O projeto da estudante, assim como dos demais finalistas, foi veiculado na edição de outubro da Revista Casa Cláudia, da editora Abril. Mais informações sobre o concurso podem ser conferidas no site www.decaclub.com.br/concurso.

Texto: Artur Dullius
Camila foi ganhadora da Etapa Grand Prix