A “receita” para entrar no mercado de trabalho

Postado em 28/10/2016 17h02min

Por Artur Dullius

Gerenciamento de restaurantes, serviços de alimentação, criação e montagem de pratos e produção industrial são apenas algumas das principais áreas de atuação do profissional formado em Gastronomia. Na Univates, o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, que iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2014, conta com estrutura curricular diferenciada e busca antecipar o contato dos estudantes com o mercado de trabalho.

Com carga horária de 1.780 horas, distribuída em 29 disciplinas, o curso é dividido em dois principais núcleos e possibilita colocar em prática o aprendizado adquirido na sala de aula ainda com a graduação em andamento. O certificado de cozinheiro júnior é disponibilizado aos alunos que concluírem os três primeiros semestres da grade curricular e garante a qualificação do profissional frente ao mercado de trabalho.

Conforme a coordenadora do curso, professora Adriana Bitello, essa é uma maneira de diferenciar os estudantes da Univates, pois o aluno desde cedo aprende a exercer as atividades com a infraestrutura disponível no mercado de trabalho. “É uma forma de desafiar os alunos. Eles aprendem as técnicas em aula e se deparam desde cedo com as dificuldades do dia a dia da profissão”, comenta. A coordenadora destaca, ainda, que diversos estudantes já trabalham na área devido à entrada no curso.

Entre eles está Cicero de Melo. O acadêmico concilia a rotina de estudos na Univates com as atividades no restaurante industrial da Rola Moça. “A possibilidade de trabalhar na área abre um leque muito maior do que as simples preparações em sala de aula”, afirma. O estudante lembra ainda que o gosto pela arte culinária veio desde criança. “Tudo começou com o preparo de uma simples sopa em pó”, conclui.

Já Camila Scheibler está com formatura marcada para o início de 2017 e será a primeira formanda do curso de Gastronomia da Univates. A acadêmica conta que sempre gostou de cozinhar, e destaca que a infraestrutura foi determinante na hora de escolher a Instituição. “O curso não forma apenas chefs, mas, sim, profissionais capacitados para criar e elaborar preparações diferenciadas, lidar com diversas situações e também capazes de seguir na área da pesquisa”, comenta.

Mais informações sobre o curso de Gastronomia da Univates podem ser conferidas no site www.univates.br/graduacao/tecnologia-em-gastronomia ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5328.

Inscrições para o Vestibular
O curso de Gastronomia é uma das opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova única será aplicada no dia 27 de novembro, domingo, das 13h30min às 18h30min. A seleção destina-se a 45 cursos de graduação e tecnológicos.

Texto: Artur Dullius
Camila Scheibler será a primeira formanda do curso de Gastronomia da Univates

Ana Amélia Ritt

Curso da Univates conta com estrutura curricular diferenciada