Proposta de ensino do curso de Letras é apresentada em congresso

Postado em 14/11/2016 14h24min

Por -

Entre os dias 3 e 4 de novembro aconteceu a Conferência Internacional para Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira. O evento ocorreu na Macau University of Science and Technology (MUST), em Macau, na China.

Na ocasião, a professora Kári Lúcia Forneck, coordenadora do curso de Letras da Univates, apresentou a proposta de ensino de Língua Portuguesa como língua adicional para estrangeiros, desenvolvida no curso Letras da Univates, por meio das ações do projeto de extensão Veredas da Linguagem. “Também foram apresentados os objetos digitais de aprendizagem que estão sendo desenvolvidos com o propósito de ensinar Língua Portuguesa para estrangeiros, produção também decorrente das ações do Veredas da Linguagem”, explica a professora.

“Foram divulgados, ainda, os resultados de uma pesquisa que desenvolvemos em uma parceria entre extensão e pesquisa, com o grupo de pesquisa Mestrados para Formação de Docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem, do PPGEnsino, da Univates, em que avaliamos o impacto do uso de objetos digitais de aprendizagem para o ensino da leitura e, em consequência, para a qualificação dos processos de interação com a língua”, complementa Kári.

A coordenadora do curso de Letras avalia a experiência como muito positiva. Kári ressalta que, mesmo com culturas tão diferentes ao redor do mundo, há pesquisadores que estão problematizando e buscando formas para qualificar o ensino de línguas como na Univates. “Por essa razão, parcerias de pesquisa e de investigação como a que iniciamos têm muito a contribuir para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa como língua materna e como língua adicional”, acredita.

Professora Kari participou de congresso em Macau

Congresso internacional debateu melhorias no ensino de linguagem

Professora Kari (1ª e/d) participou de congresso em Macau