Joguem: futebol encerra décima edição do campeonato

Postado em 21/11/2016 14h44min

Por Artur Dullius

O frio fora de época, que se fez presente em Lajeado na última sexta-feira, dia 18, não intimidou os participantes dos Jogos Escolares do Ensino Médio (Joguem). Jogando no Estádio Olímpico da Univates, estudantes do Ensino Médio deixaram as baixas temperaturas fora das quatro linhas. Dentro de campo, suor e toque de bola na busca pela taça de campeão.

Cinco meses depois do início dos jogos, em junho, com as disputas de basquete, a 10ª edição do Joguem se encaminha para as partidas finais. No total, 900 alunos, oriundos de 24 escolas, participaram das competições de atletismo, basquete, futebol, ginástica de trampolim, handebol e voleibol.

O campeonato busca oportunizar um espaço de competições desportivas para as escolas de Ensino Médio das regiões do Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, com o intuito de consolidar o relacionamento entre a Univates e as escolas participantes, propiciar às escolas um momento de integração entre alunos e professores por meio do desporto e, com isso, promover a educação, a integração e a socialização.

Estudante do Colégio Castelo Branco, Felipe Mendes carrega no apelido seu Estado de origem. Aos 17 anos, o Paulista, como é chamado pelos colegas, veio de São Paulo para jogar nas categorias de base do Lajeadense. Em seu currículo, o jovem já acumula passagens por clubes como Santos, Red Bull Brasil e Limeira. “Já passei por vários lugares, mas este é um dos melhores estádios em que eu já joguei. O gramado e as arquibancadas são de qualidade, tudo no padrão Fifa”, conta Paulista.

Campeões do futebol masculino
Campeão: Colégio Castelo Branco
Vice-campeão: Escola Érico Veríssimo
3° lugar: fundação Agrícola de Teutônia

Futebol feminino
A 10ª edição do Joguem terá suas últimas disputas na próxima quinta-feira, dia 24, quando ocorrem as partidas do futebol feminino. Os jogos iniciam às 8h30min e seguem durante o dia, no Estádio Olímpico da Univates. A taça será disputada por seis escola, sendo elas: Ensino Médio Estrela, Colégio Martin Luther, General Souza Doca, São Francisco, Cônego Albino Juchem e Castelo Branco.

Todos os alunos participantes terão inscrição gratuita no Vestibular de Verão da Univates 2017/A.Mais detalhes sobre o Joguem podem ser conferidos pelo site www.univates.br/joguem.

Texto: Artur Dullius

Mendes é estudante do colégio Castelo Branco

Artur Dullius

Início dos jogos ocorreu em junho, com as disputas de basquete,