Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Trabalho desenvolvido no PPGBiotec é premiado em congresso de farmacêuticos

Postado em 22/11/2016 14h38min

Por -

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e aluna do curso de Farmácia, Stefani Stoll, apresentou o trabalho “Efeito imunomodulatório e citotoxicidade seletiva dos extratos de BIGO em linfócitos de sangue periférico humano e células leucêmicas Jurkat” no XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, V Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, Congresso Internacional de Fitoterapia, I Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos.
 
Os eventos foram realizados em Gramado-RS de 8 a 10 de novembro de 2016. O pôster da mestranda da Univates recebeu a premiação de 2º lugar na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia no evento internacional, que contou com público de cerca de 2 mil congressistas, além de 627 trabalhos apresentados.
 
O estudo faz parte do projeto de pesquisa coordenado pela professora doutora Marcia Goettert e está sendo desenvolvido pela pós-doutoranda do PPGBiotec Shanna Bitencourt. A pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos anti-inflamatórios e antileucêmicos de extratos de uma planta medicinal nativa da região do Vale do Taquari sobre células do sistema imune.
 
Os dados apresentados no evento mostram que os extratos dessa planta contêm compostos de atividade seletiva e com potencial para o desenvolvimento de novos candidatos na terapêutica contra a leucemia. Esse tipo de câncer está entre os dez mais incidentes na região Sul do país. Por isso, a busca por biomoléculas que atuem especificamente nas células doentes, sem efeito sobre as células saudáveis, é de extrema importância.
 
 
 
 
Stefani Stoll, mestranda do PPGBiotec

Divulgação

Notícias Relacionadas