Univates e Escola Superior de Advocacia da OAB assinam convênio

Postado as 30/10/2019 10:42:26

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Porto Alegre, assinaram na noite da última terça-feira, 29, um termo de cooperação técnica que possibilita a realização de eventos e atividades que contribuam para a formação dos estudantes do curso de Direito da Univates.

De acordo com o coordenador do curso, professor Júnior Willig, o convênio assinado é resultado da aproximação entre as instituições que ocorreu com a participação da equipe da Univates no I Júri Simulado da ESA-OAB/RS. “O que celebramos hoje é resultado da provocação de um grupo de alunos que veio até nós com o objetivo de participar da competição. Além de eles terem vencido a competição, deram início a essa aproximação que traz a ESA para o interior”, afirmou.

Nicole Morás

Representando o presidente da OAB/RS, Ricardo Ferreira Breier, a diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Corrêa Osório, registrou publicamente o brilhantismo, a capacidade de argumentação, a técnica e a responsabilidade dos alunos da Univates durante a competição. “Isso fez com que a Univates se destacasse de uma maneira ímpar. A equipe representa a OAB/RS em Brasília na próxima semana, quando teremos a oportunidade de pensar o Direito e nos capacitarmos”, explicou. Quanto ao termo, Fernanda ressaltou que ele é importante para aproximar as universidades, os estudantes e os advogados da OAB. “A Univates contará com nosso apoio para termos uma troca efetiva de experiências e conhecimento”, disse.

A pró-reitora de Ensino e professora do curso de Direito da Univates, Fernanda Pinheiro, acrescentou que a cooperação abre possibilidades e potenciais para o curso. “Com essa parceria forte teremos ainda mais acesso a convidados proeminentes em suas atividades profissionais no Direito. Além disso, os júris simulados e competições colocam o curso em outro circuito e qualificam o currículo, o que se reflete no diploma dos estudantes. E ouvir esse reconhecimento da ESA nos alegra muito, pois o sucesso de vocês, estudantes, é o sucesso do nosso trabalho”, finalizou.

Nicole Morás

Também participaram do evento a presidente da subseção da OAB em Lajeado, Alessandra Glufke, e o presidente do Diretório Acadêmico do curso de Direito, Lucas Nicolini Barreto de Pádua.

Equipe da Univates representa o RS em Brasília

Brasília é o destino de um grupo de cinco estudantes da Univates que irá representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Júri Simulado da OAB. A classificação ocorreu em julho, quando o grupo venceu o I Júri Simulado da ESA-OAB/RS após competir com equipes de outras nove universidades gaúchas.

Inscrições abertas

O curso de Direito está com inscrições abertas no Vestibular Univates. No total, são 37 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.