O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo lançou, na manhã desta quarta-feira (01), dois projetos inéditos na região - um deles em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Autoridades, estudantes de 9º ano e imprensa prestigiaram a apresentação das novidades no Teatro Univates e houve transmissão pelos canais digitais da escola. O evento contou, também, com apresentação da .A Orquestra Gustavo Adolfo / Univates.
Dessa forma, os estudantes poderão aproveitar toda a estrutura física da Univates para vivenciar experiências pontuais vinculadas aos cursos técnicos e em componentes curriculares da graduação para estudantes do 3º ano, tanto na composição das trilhas de formação (2o e 3º anos), quanto como disciplinas eletivas (para todas as turmas do Ensino Médio).
Conforme a professora da Univates, Kári Korneck, responsável pela assessoria pedagógica do projeto, a proposta pedagógica vivenciada no Aula+ da Universidade foi também a inspiração para a criação de um currículo de Ensino Médio que valoriza sobremaneira experiências de aprendizagem contemporâneas e uma formação de jovens mais vinculada às reais demandas da sociedade, que requer, ao mesmo tempo, cuidado de si e cuidado com o outro. A Univates também prestará assessoria para a construção do ambiente EAD do Colégio Gustavo Adolfo.
Saiba mais sobre o Novo Ensino Médio Gustav Adolfo - campus Univates
Nova estrutura e mais autonomia aguardam os estudantes que ingressarem no Ensino Médio em 2022 na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo - campus Univates. No prédio 1 da Universidade, os discentes poderão usufruir de uma proposta de ensino baseada no desenvolvimento de múltiplas habilidades, que constitui o Novo Ensino Médio - GA/Univates.
Como vai funcionar
O projeto rompe com as disciplinas, e o currículo passa a ser por áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais - e suas tecnologias). Os estudantes de cada série terão os mesmos componentes curriculares ao mesmo tempo, tendo, porém, professores diferentes que poderão trabalhar com suas especificidades ou em conjunto, a depender da proposta pedagógica a ser desenvolvida. Os materiais de apoio serão 100% digitais.
Além da formação básica (1.800h), os estudantes terão formações específicas, que serão:
Trilhas (640h)- aprofundamento das áreas de saúde, engenharias e humanidades. A partir do 2º ano, o estudante vivenciará experiências nas três trilhas É necessário que o estudante, a partir do 2º ano, tenha vivência com as três trilhas para que, a partir dessa experiência, possa escolher a área de sua preferência para o aprofundamento. Para a definição das áreas de conhecimento, levou-se em consideração dados da pesquisa realizada com lideranças regionais, bem como as características da própria universidade;
Vivências e experiências (1.120h) inclui:
- Eletivas (280h): participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Médio e experiências pontuais em componentes curriculares da graduação para estudantes do 3º ano. São 25 opções de técnicos e 49 cursos de graduação diretamente interligadas às áreas de conhecimento proporcionadas pelas trilhas; além disso, os estudantes poderão participar de ações de inserção na comunidade regional, vinculadas aos diversos projetos de extensão da Univates;
- Projeto de vida (240h): construção da caminhada, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato EAD síncrono;
Estúdio (480h): neste formato, os alunos serão desafiados, em grupos, a desenvolver estudos orientados pelos docentes, envolvendo diferentes projetos, experiências transversais e práticas de investigação científica;
- Estudos avançados (160h): exclusivo para o 3º ano do Ensino Médio, para ampliação de conceitos e habilidades abordando conhecimentos conteúdos a serem revistos ou aprofundados.