Divulgação/Douglas Dobby

Estudante de Jornalismo participa do Projeto Geração Futura Juventudes 2024 no Rio de Janeiro

Postado as 09/02/2024 09:23:36

Por Lais Pontin Matos

Quando desembarcou no Rio de Janeiro para participar das oficinas do Projeto Geração Futura Juventudes 2024, a estudante do 5º semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Eduarda Lima Severo não imaginava que estava prestes a viver a experiência mais incrível da sua vida. Os dias que a jovem passaria na Cidade Maravilhosa seriam marcados por aprendizados intensos, encontros inspiradores e pela oportunidade de mergulhar de cabeça no universo do audiovisual.

Divulgação/Douglas Dobby

Eduarda participou de oficinas sobre protagonismo negro, acessibilidade e inclusão no audiovisual.

Pelo fato de ser um Projeto voltado ao meio audiovisual, tive a possibilidade de aprofundar meus conhecimentos em atividades de direção e produção de roteiro, fotografia e trilha sonora. Além disso, como o Geração Futura trata de questões sociais e da importância da representatividade nas criações, também pude participar de oficinas que celebravam o protagonismo negro, os trabalhos realizados em áreas periféricas, a acessibilidade e a inclusão no audiovisual
Eduarda Lima Severo, estudante de Jornalismo da Univates.

Os aprendizados das oficinas foram úteis para que Eduarda, em conjunto com um grupo de estudantes, conseguisse produzir um minidocumentário que teve como tema central Os Sons do Rio. “Seguindo essa proposta, meu grupo realizou uma gravação sobre musicoterapia. A experiência da produção foi bastante enriquecedora, já que eu nunca havia feito algo parecido antes”, acrescenta.

O contato com o audiovisual, aliás, foi uma ótima surpresa para a estudante. “Acabei descobrindo uma possibilidade de caminho profissional que posso seguir. Do ponto de vista acadêmico, as oficinas me ensinaram muitas coisas que vou conseguir colocar em prática e compartilhar com meus colegas”, pontua Eduarda.

Divulgação/Acervo Pessoal

A jovem afirma ter vivido a melhor experiência da sua vida.

A acadêmica agradece o apoio que recebeu da Univates para se inscrever no Projeto e concorrer a uma das vagas oferecidas. “O Geração Futura é um assunto debatido em sala de aula pelos professores, então sempre soube da importância de ser selecionada. Sou muito grata à Universidade por fazer parte de iniciativas como essa e pelo suporte que me foi dado para ir até o Rio de Janeiro”, destaca.

Além dos aprendizados teóricos e práticos sobre audiovisual, Eduarda comenta que, para ela, um dos grandes presentes do Geração Futura foi a troca de experiências com os outros participantes. “Nesta edição estávamos em 42 pessoas de todas as partes do Brasil. Cada uma delas me ensinou sobre culturas, costumes e tradições”, finaliza a estudante, enfatizando a dimensão social e a natureza empática do Projeto.

Durante o Geração Futura, Eduarda pôde trocar experiências com outros participantes.

Divulgação/Acervo Pessoal

Saiba mais sobre o Projeto Geração Futura Juventudes

O Projeto Geração Futura Juventudes é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, que oportuniza a estudantes de comunicação de todo o país uma imersão na produção televisiva educativa do Canal. Neste ano, 200 estudantes realizaram a inscrição e 42 foram selecionados para participarem de oficinas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Rio de Janeiro, entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro.

Faça Jornalismo na Univates

O curso de Jornalismo é um dos 26 cursos de graduação presenciais da Univates que recebem inscrições. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular.

A correção das provas acontece em até 48 horas, exceto em feriados e finais de semana, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 3714-7043 ou pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4