Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto Capacete Rosa é finalista do 4º Prêmio Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”

Por Lais Pontin Matos

Postado em 11/06/2024 12:34:17


Compartilhe

A proposta Projeto Capacete Rosa: Ação Comunitária e Interface com a Curricularização da Extensão no Atelier de Projeto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das finalistas do 4º Prêmio Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”. Ministrante do componente curricular Morar Social, a professora Jamile Maria da Silva Weizenmann está concorrendo na categoria Educador - Modalidade 02: Ações Junto à Comunidade.

Professora Jamile Weizenmann concorre na categoria Educador. Professora Jamile Weizenmann, ministrante do componente curricular Morar Social.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi Pelo fato de morarem em locais de habitação de interesse social, as alunas do Projeto tinham grande familiaridade e vivência com o tema. Fomos construindo uma relação mais intensa com elas, realizando saídas de campo para visitar as moradias. Além disso, as aulas do Projeto passaram a acontecer no ambiente acadêmico, com o apoio de voluntários, estudantes e professores do curso de Arquitetura

Para a professora, o reconhecimento da proposta representa uma valorização das proposições pedagógicas que o curso de Arquitetura tem buscado implementar no modelo Aula+ e também por meio das oportunidades de curricularização da extensão. “A proposta é centrada em um dos grandes desafios contemporâneos da sociedade, que é o morar social. Ela engaja comunidade, estudantes e professores em um processo de aprendizagem mútua e trocas de saberes. As relações se fortaleceram ainda mais com a integração das mulheres do Capacete Rosa à Univates, uma vez que o grupo teve suas aulas e sua formatura na Instituição”, explica Jamile.

A docente acrescenta que “para a Univates, esse foi um grande passo para a inclusão e a acessibilidade, rompendo paradigmas sociais e reforçando o compromisso da academia na promoção de novos saberes frente às problemáticas relacionadas às comunidades em situação de vulnerabilidade, em especial à moradia digna e ao acesso à cidade”. Jamile destaca que, ao apoiar o Projeto, a Universidade cumpre seu papel de oportunizar educação de qualidade em espaços múltiplos e participativos.

Saiba mais sobre o 4º Prêmio Inovação no Ensino Superior e como votar no Projeto Capacete Rosa

Saiba mais sobre o Projeto Capacete Rosa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar