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Mãos e mentes focadas na construção de um veículo automotivo

Postado em 01/10/2012 15h47min

Por Ana Paula Vieira Labres

Desafiados para uma iniciativa inédita na Univates e no Vale do Taquari, cerca de 30 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Design estão engajados na participação do projeto “Construindo um veículo para participar do Projeto Baja”. Iniciada em março deste ano, a atividade de extensão conta com a participação de voluntários e bolsistas, orientados pelos professores Carlos Lagemann, responsável técnico, e Ronaldo Tremarin, responsável administrativo.

Com o objetivo de empregar conhecimentos teóricos e práticos na construção de um veículo automotivo e efetuar o seu desenvolvimento conceitual, com cálculos estruturais, dinamismo da carroceria, suspensão, direção e tração, baseados em conceitos inovadores e sustentáveis, os acadêmicos reúnem-se semanalmente com o mesmo propósito: participar das etapas regional e nacional do projeto Baja SAE. O evento ocorrerá em 2013 e contará com a participação de 1.200 pessoas de 60 universidades de todo país e empresas da área automotiva.

Lagemann salienta que a competição é rigorosa e que os alunos são os responsáveis pela elaboração do projeto. “Os professores não podem interferir, somente orientar quanto a livros e estudos que contribuirão na construção do automóvel. Os cálculos são os próprios acadêmicos que desenvolvem”, explica. Outra forma de contribuição é analisar as cinco primeiras equipes vencedoras da última etapa da competição. “Assim, buscamos entender soluções de engenharia que as outras instituições de ensino utilizam, como técnicas de suspensão, direção, entre outros”, complementa.

Além disso, o automóvel é construído de acordo com um regulamento de 100 páginas, em inglês, sobre as normas de produção do veículo. O motor é igual para todas as equipes, porém, todo cuidado é decisivo durante o processo de produção do carro. O professor Lagemann destaca que “um dos cuidados diz respeito à altura do piloto, que deve ser de, no máximo, 1,90 metros e que precisa ser levada em conta no dimensionamento do veículo, pois em condição de emergência, o piloto deve sair do veículo em cinco segundos”.

Ronaldo Tremarim complementa ainda que não há um limite exato de peso para o veículo. "No entanto, buscamos reduzir ao máximo para diminuir a carga do motor e ganhar velocidade. Assim, cada aluno é responsável por um sistema mecânico e pelo processo de montagem do veículo, como freio, direção e gerenciamento de desenhos”, observa.

Todo desenvolvimento do veículo é elaborado no Prédio 17 da Univates. O protótipo foi confeccionado no Laboratório de Desenvolvimento de Produto e a fabricação de componentes, como eixos de transmissão, de direção e suspensão, está sendo feita no Laboratório de Processo de Fabricação. Também está sendo projetada a construção de uma pista de corrida para testar o veículo, verificando seu funcionamento nas condições das provas da competição: velocidade, tração (arrastar uma carga), e a prova final, uma corrida com mais de quatro horas de duração. A construção do veículo tem término previsto para dezembro de 2012, quando inicia a etapa de testes do carro e verificação das oportunidades de melhoria do projeto.

Tremarim ainda acrescenta: “Mesmo com o pouco tempo de projeto, é possível perceber nitidamente o amadurecimento dos alunos. No início, eles queriam cortar tubos e montar peças. Hoje, eles percebem que é muito mais importante investir o máximo de tempo no projeto em simulação computacional, conceitual, movimentação de componentes, montagem de protótipo, revisão, desenhos, por fim, quando todos tiverem certeza que o projeto está maduro conceitualmente, ele será produzido”.

A etapa regional envolve equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e está programada para ocorrer em setembro de 2013. A etapa nacional ocorrerá em março de 2014, em São Paulo, e somente as equipes aprovadas na etapa regional podem participar. Durante a competição, diversos engenheiros das mais renomadas indústrias do país participam como juízes e avaliadores das equipes.

Os alunos dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e do curso de Design interessados em atuar no projeto podem contatar pelo e-mail baja@univates.br. O projeto Baja da Univates conta com o patrocínio das empresas Ferros Valandro, Metalúrgica Hassmann e Valecross Honda.

 

Quem participa, sabe da importância. Confira os depoimentos dos alunos:

“É uma excelente oportunidade, pois desde que iniciamos no projeto, nossa bagagem profissional cresceu, afinal de contas, tomamos a frente do projeto e aprendemos a trabalhar em equipe. Vivenciamos o cotidiano do engenheiro, mesmo antes da formação. Encaramos os problemas e baseados nos conceitos de engenharia superamos as dificuldades. Todos que estão estudando na área da engenharia deveriam ter essa oportunidade.”

Capitão da equipe, Rafael Farias Garcia, 27 anos, de Encantado, aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Mecânica.

 

“Das atividades extracurriculares que tive no curso, esta é a mais impactante. Além de termos que correr atrás de projetos e cálculos, desenvolvemos o espírito empreendedor e o trabalho em equipe. Com certeza vou levar adiante essa experiência de buscar, pesquisar e encontrar respostas para os problemas”.

Voluntário Adriano Decker de Oliveira, 23 anos, de Lajeado, aluno do 5º semestre do curso de Engenharia Mecânica.

 

“Trabalhar em um projeto grande como este e colocar em prática o que estudamos em sistemas como softwares de desenhos, cálculos e programas de simulação computacional é muito importante. É como se trabalhássemos em uma empresa. Temos muitas tarefas e prazos para cumprir. Os principais desafios são projetar os componentes dos veículos e reprojetar um chassi.”

Guilherme Leite Lago, 25 anos, de Uruguaiana, aluno do 4º semestre de Engenharia Mecânica.

 

“Empresas e professores de outras instituições de ensino superior relatam a importância e o grande diferencial que as organizações veem na participação dos alunos no Projeto Baja. Para algumas, é pré-requisito para se candidatar a alguma vaga”.

Professor Ronaldo Cesar Tremarin – responsável administrativo do Projeto Baja

 

Saiba mais

O projeto Baja SAE Brasil – com patrocínio da Petrobras e Univates – é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de âmbito mundial e que desafia os estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e durante sua realização, os professores orientadores devem auxiliar os alunos por meio das teorias aplicadas ao projeto, porém não devem envolver-se diretamente com o desenvolvimento do veículo.

Detalhes no site www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica/projeto-baja.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

“É uma excelente oportunidade, pois desde que iniciamos no projeto, nossa bagagem profissional cresceu”, diz o capitão da equipe, Rafael Farias Garcia

Ana Paula Vieira Labres

No Laboratório de Desenvolvimento de Produto, no Prédio 17, encontra-se o protótipo do veículo que foi elaborado pelos próprios alunos

Projeto

Ana Paula Vieira Labres

Atividade de extensão conta com a participação de voluntários e bolsistas

Ana Paula Vieira Labres

Alguns dos alunos envolvidos com o Projeto Baja da Univates

Ana Paula Vieira Labres

Programa utilizado pelos alunos simula o impacto da colisão do veículo

Ana Paula Vieira Labres

Manejo com softwares de desenhos, cálculos e programas de simulação computacional são atividades dos alunos

Ana Paula Vieira Labres

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