Projeto de Astronomia da Univates é divulgado em eventos nacionais

Postado em 18/10/2012 09h38min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a coordenadora do projeto de extensão em Astronomia da Univates, professora Sônia Gonzatti, participa da 37ª reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em Águas de Lindóia, São Paulo. No evento, ela apresenta os primeiros resultados do grupo de pesquisa em Ensino de Astronomia, desenvolvido na Univates, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Conforme a professora, o grupo investiga quais temas de Astronomia que as escolas mais trabalham em seus currículos e quais as dificuldades enfrentadas para ensinar o assunto no Ensino Fundamental. “A partir disso, temos oferecido alguns momentos de formação para professores, discutindo temas e realizando práticas que contribuam no trabalho de sala de aula”, explica.

Sônia também foi convidada a participar da mesa redonda “Interação Universidade/Escola e Ações de Extensão”, que integra um workshop de formação de professores promovido pela UFRGS, que será realizado em Gramado, entre os dias 23 e 26 de outubro. A professora relatará as experiências da extensão em Astronomia no âmbito da Univates. Além de Sônia, participarão da mesa redonda os professores Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Maria de Fátima Oliveira Saraiva, da UFRGS; Vírginia Melo Alves, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); e Daniela Pavani, da UFRGS, que será a mediadora da conversa.

Mais informações sobre o projeto de extensão podem ser obtidas pelo site www.univates.br/extensao/desvendando-o-ceu-astronomia-no-vale-do-taquari, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5518, ou pelo e-mail astro@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Reunião da Comissão de Ensino e Divulgação da SAB