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Ambulatório de Especialidades Médicas oferece serviço de reconciliação medicamentosa

Postado as 2018-08-29 10:21:26

Por Natália Bottoni

O Ambulatório de Especialidades Médicas foi inaugurado em março de 2016, compondo o Centro Clínico Univates. Um dos diferenciais de atendimento do local é a oferta do serviço de reconciliação ou conciliação medicamentosa, que se refere à revisão de todos os medicamentos que determinado paciente está utilizando. Esse tipo de serviço é realizado pela farmacêutica responsável pelo ambulatório, Juliana de Souza.

Lucas George Wendt

Como funciona o procedimento

De acordo com Juliana, esse tipo de atividade farmacêutica é indicado para qualquer paciente que faça uso de medicamentos e que passa por uma mudança de nível de assistência à saúde. As especialidades mais descritas nesse tipo de intervenção são: geriatria, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia e nefrologia.

“Por exemplo, o usuário é atendido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, pelo médico especialista do plano de saúde ou privado e pratica automedicação. Quando ele vem ao ambulatório, eu reúno essas informações na consulta farmacêutica e atualizo o histórico do paciente. Quando ele receber alta do serviço, agrupo as informações coletadas até aquele momento para que a próxima equipe de saúde possa continuar o seu acompanhamento sabendo a farmacoterapia atual”, relata a profissional.

A conciliação medicamentosa traz mais clareza para o paciente diante da sua patologia e terapia medicamentosa, e o torna mais participativo e confiante nas decisões.

Essa orientação evita erros de medicação, diminui custos com medicamentos desnecessários e internações, além de dosagens incorretas
farmacêutica responsável pelo ambulatório, Juliana de Souza

Além disso, a orientação é importante pois facilita a comunicação entre os diversos níveis de assistência à saúde, já que toda a equipe tem a informação atualizada.

Nicole Morás

A consulta farmacêutica ocorre quando o paciente realiza a primeira consulta e quando recebe alta do serviço. Em média, Juliana atende, pessoalmente, cinco pessoas por dia nessa área. 

O sistema Tasy, pelo qual é feita a gestão do prontuário do paciente, disponibiliza atualizações de receita médica e evolução do paciente durante seu acompanhamento no ambulatório. Em torno de 30 prontuários são revisados durante o dia. “Atualizo os dados durante os retornos, conforme as informações que são alimentadas no sistema”, explica Juliana.