Lucas George Wendt

Ambulatório de Especialidades Médicas completa 8 anos de atendimento multidisciplinar à comunidade

Postado as 07/03/2024 11:49:01

Por Natalia Nissen

O Ambulatório de Especialidades Médicas é um serviço-escola da Universidade do Vale do Taquari - Univates que engloba as áreas da Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina. No mês de março, o serviço completa oito anos de atividades, prestando atendimentos particulares e consultas com especialidades médicas via encaminhamento de prefeituras, Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) e Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Conforme a coordenadora do Ambulatório, Marcele Wagner Brandelli, o serviço foi implementado acompanhando o avanço da grade curricular do curso de graduação em Medicina da Univates. Com atendimento humanizado e integral, atualmente são oferecidos atendimentos em 18 especialidades médicas e um ambulatório especializado para pacientes de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em condições crônicas e complexas (Ambulatório de Diabetes e Hipertensão).

Cuidado multidisciplinar para a comunidade

Cerca de 90% dos atendimentos realizados no ambulatório são demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Ou seja, os pacientes são encaminhados para o serviço após serem atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) em seus municípios de residência. Desde 2016, mais de 92 mil atendimentos foram realizados, totalizando mais de 30 mil pacientes.

Mateus Scheibel

Os atendimentos nas especialidades médicas são realizados por professores médicos, acompanhados por estudantes do curso de Medicina que cursam a partir do 4º semestre da graduação. No ambulatório também atuam os serviços administrativos e de enfermagem, farmácia e biomedicina, que compõem a equipe multiprofissional e contribuem para o cuidado integral em saúde.

Marcele explica que o serviço de avaliação de enfermagem e de farmácia é um diferencial do ambulatório à disposição da comunidade por meio de atendimentos individualizados, acolhendo as particularidades de cada paciente. O primeiro, com ênfase no histórico de saúde e identificação de alergias, visa a segurança do paciente. Já o de farmácia consiste em um atendimento de conciliação medicamentosa, orientação terapêutica e acesso à terapia medicamentosa, com o objetivo de instruir e esclarecer o usuário, visando à adesão ao tratamento.

O espaço de cerca de 1,9 mil m² conta com uma estrutura composta por profissionais qualificados e aparelhos com tecnologia de ponta que permitem a realização de exames complementares, como radiografia simples, ecocardiografia, ecografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, espirometria, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), biópsias, punções, pequenos procedimentos ambulatoriais e procedimentos de otorrinolaringologia.

Para a reitora Evania Schneider, o Ambulatório representa o compromisso da Univates com a saúde e o bem-estar das pessoas, oferecendo atendimento de qualidade em diversas especialidades médicas, sendo um ponto de referência para o cuidado multidisciplinar e integral, essencial para promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade como um todo.

Além disso, o Ambulatório cumpre um papel importante na formação dos estudantes da Universidade, proporcionando-lhes uma experiência prática em um ambiente real, sob a supervisão de professores e profissionais qualificados - o que claramente contribui para futuros profissionais atentos e bem preparados para os desafios do mercado de trabalho no campo da Saúde. Os números de atendimentos realizados refletem o impacto positivo que o Ambulatório tem na vida de milhares de pessoas da nossa região. Neste momento de celebração, expresso gratidão, em nome da Univates, a todos os profissionais que dedicam seu tempo e energia para tornar o espaço uma referência em cuidados de saúde.
Evania Schneider, reitora da Univates.

Saiba mais

Especialidades médicas atendidas: alergia e imunologia clínica, anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

O Ambulatório de Especialidades Médicas está localizado no Prédio 22 do campus da Univates, na avenida Alberto Müller, 1000, em Lajeado. Mais informações sobre os serviços disponíveis podem ser obtidas no site saudeunivates.com.br, pelos telefones (51) 3714-7077 e (51) 3714-7052 ou pelo e-mail agendamento.saude@univates.br

Logo ods-3