Vai um emprego aí?

Postado as 2018-09-05 15:14:14

Por Ana Amélia Ritt

Imagine várias empresas do Vale do Taquari, de diferentes áreas, conversando diretamente com você sobre as vagas de emprego desejadas e recebendo currículos. Baita chance de crescer profissionalmente, né? É assim a Feira de Oportunidades, promovida pela Central de Carreiras da Univates a todos os estudantes e diplomados da Instituição.

Ana Amélia Ritt

Para as estudantes de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil Larissa Dullius e Carolina Bernhard, respectivamente, esse é um ótimo momento para conhecer as empresas locais e analisar as oportunidades de emprego na área. “Muitas vezes pensamos que não há vagas relacionadas à nossa profissão em determinadas empresas, mas conversando com elas vimos que estávamos errados”, afirmou Carolina. Larissa ressaltou que o contato direto é muito importante para ampliar a visão dos locais de atuação.

Para se ter uma ideia, na última edição reunimos mais de dois mil participantes. Além da conversa com o setor de Recursos Humanos de 27 empresas da região, os participantes puderam assistir a uma palestra com profissionais da Dell sobre o mercado de trabalho. Se liga!

Networking faz a diferença

Durante a palestra que ocorreu no Teatro Univates, a consultora de Recursos Humanos Adeline Silva, a consultora de Treinamento e Desenvolvimento Luciana Campello e a analista de Aquisição de Talentos Gabriela Dutra, profissionais da Dell, abordaram planejamento de carreira e mercado profissional com foco na empresa.

Conforme Luciana, para um bom planejamento de carreira são necessários três passos: avaliar, planejar e agir. “Parece difícil planejar, mas se pensarmos nisso durante toda a nossa experiência profissional, e não só no início, será mais tranquilo”, destacou durante a palestra. Entre os pontos importantes da fase da avaliação, a consultora considerou a busca de uma profissão que deixe a pessoa feliz. “Não estou dizendo que vocês serão felizes sempre, faz parte termos momentos ruins profissionalmente para encontrarmos a melhor posição, mas a felicidade deve ser um dos objetivos principais”, concluiu.

Outro destaque, conforme as profissionais da Dell, é a avaliação da marca pessoal, fazendo menção a como as pessoas que convivem conosco nos enxergam. “As interações ocorrem o tempo inteiro. O que eu posso fazer é pensar sobre os legados que deixo. Isso tem muito a ver com desenvolvimento de carreira, porque está relacionado ao networking e ao local ao qual quero chegar”, afirmou Luciana, salientando que a maior parte das mudanças profissionais ocorre por meio de networking.

Ana Amélia Ritt

No evento também ocorreram oficinas sobre currículo, expectativas de carreira, mudanças no mercado de trabalho e uma roda de conversa com jovens empreendedores. “A Feira de Oportunidades é uma ótima  atividade porque muitas pessoas não sabem como conseguir contato com as empresas nem têm noção de quais vagas estão disponíveis”, afirmou Bruno Rangel de Quadros, diplomado do curso Técnico em Segurança do Trabalho.