Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Crie Smart Cities - Univates

Voltar

Alimentação natural. Como você alimenta essa ideia?

Postado as 07/05/2021 08:53:02

Por Claudete Rempel, Fernanda Scherer Adami e Rafael Rodrigo Eckhardt

Com o agravo dos impactos ambientais no mundo e os desencadeamentos da pandemia da Covid-19, observa-se diversas alterações comportamentais na sociedade, entre as quais, um aumento no interesse por meios de produção e consumo de alimentos mais sustentáveis e saudáveis, como é o caso dos alimentos orgânicos, além da ampliação das pessoas que tem preferência pelo estilo de alimentação vegetariano e vegano.

Os orgânicos são alimentos in natura ou processados oriundos de um sistema de produção agropecuário e industrial, baseado em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes e outros aditivos sintéticos.

 

Os sistemas de produção agroecológicos, que incluem a agricultura orgânica, os sistemas agroflorestais, a agricultura sintrópica, entre outros modelos, produzem alimentos que promovem grandes benefícios ao ambiente e para a saúde humana: preservam o sabor natural do alimento, têm maior teor de nutrientes e substâncias antioxidantes, previnem doenças cancerígenas e até mesmo esterilidade, resultam em menor poluição dos mananciais hídricos, menor poluição do solo e incentivam a agricultura familiar e o comércio local.

O principal objetivo da produção agroecológica de alimentos é alcançar um sistema produtivo de alimentos e fibras que aumente a produtividade; produza alimentos sadios, integrais e nutritivos, que estimulem a saúde e o bem-estar dos produtores e dos consumidores; garanta uma renda líquida suficiente para que os agricultores tenham um nível de vida aceitável e possam investir no aumento da produtividade e corresponda às expectativas da comunidade.

Um maior tempo em casa, decorrente das restrições do convívio social pela Covid-19, além de outras influências comportamentais a mais tempo, tem estimulado que mais pessoas compram alimentos de produtores agroecológicos em feiras, valorizando o conhecimento da origem dos produtos, a destinação de maior tempo na preparação e o consumo das refeições, a redução no consumo de alimentos ultraprocessados, e essas mudanças no comportamento alimentar tem estimulado uma alimentação mais natural, sadia e com diversos benefícios para a qualidade de vida.

A produção e o consumo de alimentos agroecológicos permite produzir de forma ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa, atendendo, assim, às três dimensões da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos mais naturais ou menos processados, no contexto de uma dieta mais equilibrada, tende a contribuir para a nossa saúde no presente e futuro. Nós somos reflexo daquilo que comemos.

Leia também

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado no Rio Grande do Sul em 2025

Evento acontece no mês de abril e pré-inscrições já estão abertas

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Serão coletados dados de 36 municípios que integram o Vale

Univates sediará 4º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales

A intenção do grupo foi propor o eixo temático, que deve girar em torno das mudanças relacionadas ao consumo e sobre como elas afetam a agricultura de base ecológica

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023

MCN disponibiliza mais duas coleções científicas de seu acervo para consulta pública

Todo o acervo de origem biológica do Museu está disponível ao público na internet

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Mais de 1,1 mil universidades ao redor do mundo participaram do ranking GreenMetric