Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Fermenta Biotecnologia aposta em parcerias no Tecnovates para desenvolver produtos inovadores e atender à demanda regional

Postado as 17/10/2022 08:09:41

Por Natalia Nissen

A Fermenta Biotecnologia, uma das 16 empresas incubadas na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), atua no desenvolvimento de soluções biotecnológicas para atender ao mercado de alimentos, em especial o setor de lácteos. A empresa foi fundada há dois anos, mas a ideia de desenvolver produtos e processos fermentativos inovadores surgiu ainda em 2018, quando as sócias observaram oportunidades no mercado de queijos na região do Vale do Taquari.

Divulgação

O primeiro produto, em etapa final de desenvolvimento, é um fermento lácteo de alta qualidade e baixo custo para produção de queijos finos, um projeto realizado com o apoio do Programa Techfuturo (edital Fapergs 09/2020). Marcela Mendes Salazar Mingireanov, sócia da Fermenta Biotecnologia, conta que o mercado é totalmente dominado por produtos importados. Por isso, o foco da empresa é desenvolver uma tecnologia nacional de fermentos para queijos em parceria com agroindústrias da região. “Dessa forma, podemos estar próximos ao produtor e criar produtos que atendam às suas necessidades”, reforça.

Recentemente, o projeto “Bakfir - Elaboração de fermento lácteo: bactérias com propriedades probióticas isoladas a partir de kefir” foi contemplado pelo edital Doutor Empreendedor, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). 

Segundo Marcela, com esse projeto, a Fermenta Biotecnologia receberá recursos para o desenvolvimento do trabalho, que tem como tutor o professor doutor Daniel Neutzling Lehn. Toda a pesquisa será realizada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). “Esperamos gerar produtos inovadores a partir de bactérias láticas”, diz.

Para Marcela, a inserção no Tecnovates é importante para que a empresa possa usufruir da excelente infraestrutura do parque, além de contar com mentorias de diversas áreas e com o apoio da equipe técnica. Estar no parque e se conectar com outras empresas é determinante para ter mais visibilidade no mercado. 

Saiba mais sobre o Tecnovates.

Divulgação - Acervo Pessoal

Marcela Mendes Salazar Mingireanov

Marcela Mendes Salazar Mingireanov

Essa aproximação com empresas e startups de diferentes áreas só nos agrega. Estamos construindo parcerias com outras empresas para desenvolvimento de produtos inovadores
Marcela Mendes Salazar Mingireanov, pesquisadora e sócia da Fermenta Biotecnologia

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods