Programa PROBIC/FAPERGS

A Iniciação Científica é uma das melhores formas de aproximar alunos de graduação do meio científico. O envolvimento de Bolsistas de Iniciação Científica nos projetos de pesquisa permite que haja a real experimentação por parte dos discentes no que se refere à ciência em seus processos mais básicos. A partir destas experiências é possível despertar futuros pesquisadores que podem contribuir em muito para o desenvolvimento científico.

Para viabilizar esta aproximação, a Univates possui um programa próprio de Iniciação Científica, o qual vincula alunos de graduação, das mais diversas áreas, a projetos de pesquisa em desenvolvimento na Instituição. Atualmente, este programa conta com 65 bolsistas financiados pela própria Univates e 15 financiados pela FAPERGS, através de quotas diretas aos pesquisadores.

A partir desta realidade, foi proposto, em 2010, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC/FAPERGS/UNIVATES, o qual visa promover e despertar o interesse de estudantes de graduação pelas atividades de pesquisa vinculando-os a um órgão de fomento da pesquisa estadual com larga experiência na área (FAPERGS), incentivando o pensamento científico e facilitando a interação entre pesquisadores e os estudantes interessados na carreira de pesquisador.