Univates Tech

É política da Univates conceder uma conta de e-mail institucional para todas as pessoas que em algum momento efetivam vínculo de aluno com a Instituição. O domínio institucional das contas da comunidade acadêmica da Univates é @universo.univates.br.

O nome dessa conta é formado por "seulogin"@universo.univates.br.

Essa conta de e-mail além de disponibilizar recursos tecnológicos modernos e importantes para desenvolvimento das atividades acadêmicas oferece também alguns incentivos na questão de licenciamento de softwares, conforme detalhado abaixo. Este e-mail não é cancelado no momento em que o vínculo da pessoa com a Univates é encerrado.

Identificação
A identificação dos usuários pode ser realizada por meio de seu código de aluno (ex.: 123456) ou seu login (ex.: fulano.silva), a senha para ambos é única.

Recadastre sua senha
Mantenha uma senha segura. Recadastre-a constantemente.




RECURSOS TECNOLÓGICOS

A conta institucional @universo.univates.br está hospedada no Google por meio do programa Google Apps for Education. Ela oferece uma série de recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários, facilitando o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Algumas vantagens: armazenamento ilimitado, possibiildade de edição compartilhada de documentos e inexistência de propaganda.

Gmail
E-mails rápidos e pesquisáveis com menos spam.

Drive
Crie, compartilhe e mantenha todo o seu conteúdo em um só lugar.

Classroom
Plataforma educacional. Permite que os professores organizem aula e criem tarefas em formato digital.

Agenda
Organize sua agenda e compartilhe eventos.

Hangouts
Conversas que ganham vida. A qualquer hora e em qualquer lugar, gratuitamente.

Google Sites
Crie websites e wikis de grupo seguros.


LICENCIAMENTOS E EMPRESAS PARCEIRAS

A conta institucional @universo.univates.br oferece à comunidade acadêmica alguns incentivos no licenciamento de softwares.

Disponível exclusivamente para alunos e professores de engenharia e informática.

Direito a cinco (5) licenças por aluno ou o Office 365 Web.

Direito a download da versão estudante dos softwares CAD, 3DS Max, etc.

Programa de Vantagens Dell. Cupons de desconto em compras de equipamentos de informática.

Programa Cisco Networking Academy disponibiliza acesso a conteúdos didáticos do fabricante permitindo uma melhor qualificação dos alunos na área de Redes de Computadores.

A Zero Hora em parceria com a UNIVATES está oferencendo uma condição especial para alunos e funcionários na contratação da ZH Digital Premium.

Observação: O vínculo acadêmico permite o acesso a essas ferramentas, porém a Univates não presta suporte na instalação, uso e configuração nos softwares acima mencionados nos computadores pessoais dos usuários.


CARTÃO INSTITUCIONAL

O Cartão Institucional é um cartão com chip emitido pela Univates que serve de chave de acesso a muitos serviços internos que oferecemos à comunidade acadêmica.

Os principais serviços que utilizam o cartão são: o estacionamento pago, o autoempréstimo na Biblioteca, o controle de acesso à Biblioteca e à Pista Atlética, o empréstimo de bicicletas, o controle de acesso a salas de professores, o crachá funcional etc. Além disso, esse cartão é validado semestralmente pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE como carteira estudantil por meio de um selo que é fixado no cartão para validar a matrícula do aluno.

A comunidade externa também pode solicitar um cartão e usufruir de serviços e da infraestruturas da Univates por meio do programa Univates & Você




SISTEMA DE IMPRESSÕES

Na Univates, o sistema de impressões possibilita autonomia para os alunos imprimirem seus materiais. O autoatendimento possui uma tecnologia que permite envio de arquivos de qualquer plataforma para qualquer equipamento disponível no campus. A liberação de impressão pode ser realizada em qualquer estação de autoatendimento com o cartão institucional, ou com login e senha, ou com liberação móvel (pelo celular – Qrcode).

Para utilizar o autoatendimento, os estudantes devem comprar créditos antecipadamente, pelo site da Selbetti, com possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou débito via PayPal, ou em dinheiro na Central de Serviços da Selbetti no campus, localizada no Prédio 9. Os créditos ficam armazenados no código do usuário e não expiram.



AÇÕES REGIONAIS

PTT / IX
Um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), ou seu termo original em inglês Internet Exchange Point (IXP ou IX), é uma interconexão física entre dois ou mais provedores de internet para troca de tráfego entre suas redes. O objetivo primário de um PTT/IX é permitir que redes se interconectem diretamente em vez de utilizar redes terceiras, o que reduz o custo, a latência e o uso de banda e aumenta as opções de vias de tráfego de dados utilizado pela internet. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e opera com aproximadamente 25 Pontos de Troca de Tráfego no país.

Em 2013, por meio de parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates com o NIC.br, foi implantado na Univates um Ponto de Troca de Tráfego regional denominado PTT-Lajeado, que conta com vários provedores da região. Para o Vale do Taquari, isso é muito importante pois, quanto maior for um PTT, mais dados os provedores conseguem trocar, melhorando a eficiência da rede, encurtando o caminho da conexão entre os computadores e otimizando o uso racional da banda de acesso à internet.

Colocation
Colocation é o nome usualmente utilizado para a hospedagem de servidores em data center, sendo a maneira mais segura e econômica de dispor serviços de Tecnologia da Informação - TI, sem se preocupar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento. Nessa solução o cliente utiliza equipamento próprio já configurado, contratando um espaço em rack para hospedar seus equipamentos.

Em 2015 a Univates investiu em uma estrutura capaz de oferecer o serviço de Colocation para empresas da região que tivessem necessidade e interesse. Isso somente foi possível porque, ao longo dos anos, o Data Center da Univates foi ficando amplo para o uso exclusivo da Instituição. Os servidores da Univates ocupavam somente 40% da área física do Data Center existente e, a cada atualização de equipamentos, eles são substituídos por máquinas menores, com capacidade maior e que consomem menos energia e dissipam menos calor. Como a estrutura física de elétrica, refrigeração e monitoramento estava dimensionada para atender a sua totalidade, foi possível oferecer este serviço para empresas da região conforme normas internacionais e garantia de disponibilidade de funcionamento atendendo às necessidades das empresas e diluindo um custo fixo que já existia para a Univates.

CAFe / Eduroam
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. O acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação, o que permite que a Univates seja participante desse grupo.

O Education Roaming (Eduroam) é um dos serviços providos pela RNP para as federações que já aderiram ao CAFe, como é o caso da Univates. Foi desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa e oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Por meio de rede wi-fi de alta velocidade, estudantes, pesquisadores, professores e outros funcionários das instituições cadastradas podem se conectar à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Basta ter o Eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática, garantindo comodidade e experiência de alta qualidade ao usuário.