Núcleo de Cultura da Univates divulga exposições do mês de maio

Postado em 25/04/2013 17h41min

Por Ana Paula Vieira Labres

O Núcleo de Cultura da Univates divulgou, nesta semana, exposições artísticas que poderão ser apreciadas no câmpus durante o mês de maio. No período de 24 de abril a 21 de maio, a mostra “Cédulas do Brasil” pode ser apreciada no Espaço Arte 3. O artista Jorge Lipp expõe sua coleção de cédulas para proporcionar um passeio histórico pelos planos econômicos do Brasil.

Já no dia 25 de abril, inicia a mostra “Museu como palco de mudanças sociais”, que poderá ser conferida no Espaço Arte 7, até o dia 22 de maio. A exposição surgiu para comemorar a 11ª Semana Nacional de Museus, que este ano possui como tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”. Dentro desse contexto, o Museu Regional do Livro buscou relacionar momentos históricos que causaram significativas mudanças na sociedade brasileira e, a partir de obras do acervo, criar um paralelo entre Museu, História e Literatura.

No período de 26 de abril a 23 de maio, poderá ser apreciada a mostra fotográfica “Sobre Miudezas”, de Tuane Eggers. A exposição mostra que a natureza possui um papel fundamental no cenários das “miudezas encantadas” retratadas em suas obras: desde pequenos insetos e seus universos, até miúdos momentos e seus devaneios lúdicos. A mostra estará disponível no Espaço Arte 8.

Já no Espaço Arte 9, a mostra “Flutuações”, com pinturas de Isabel Sommer, estará disponível entre os dias 29 de abril e 25 de maio. Conforme ela, a poética ultrapassa o raciocínio ao ativar imagens em suspensão, flutuações e lugares ainda não habitados. No período de 3 a 27 de maio, o Espaço Arte 9B contará com a exposição “Arte é Transformação”, de Elisa Caron. Suas obras de técnica mista trazem a reflexão sobre o grande desafio da atualidade: atribuir novas funções aos materiais já descartados.

No Espaço Arte 11, no período de 2 a 16 de maio, poderá ser apreciada a mostra “Timor-Leste: cooperação internacional e diversidade cultural”, da professora Shirlei Inês Mendes da Silva. As fotografias retratam o período de intercâmbio que a professora passou no país, durante o ano de 2012. Colônia de Portugal até 1974, Timor-Leste foi palco de uma guerra civil que matou cerca de um terço da população local.

Após esse período, entre os dias 18 de maio e 1º de junho, o Espaço Arte 11 recebe a exposição “Em foco: Sentimentos, Pensamentos e Aprendizagens – Professores em formação”, de Evandra Gianni e Selma Buffé. Conforme elas, fotografias são imagens que nos remetem a outros lugares. Sejam boas, ruins, maravilhosas, elas representam situações queridas a cada um de nós.

Além das exposições, o Núcleo de Cultura também promove, em parceria com a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), o ciclo de palestras “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”. A próxima atividade ocorre no dia 28 de maio, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura, pelo site www.univates.br/nucleodecultura, telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

A mostra fotográfica “Sobre Miudezas” pode ser apreciada no Espaço Arte 8

Tuane Eggers

A mostra “Museu como palco de mudanças sociais” pode ser conferida no Espaço Arte 7