Alunos do PPGAD participam de conferência internacional

Postado em 19/05/2014 17h17min

Por -

Os mestrandos Diego Maciel de Oliveira e Marcelo de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD/Univates) participaram da V Conferência Internacional da Associação Latinoamericana e do Caribe para o Desenvolvimento Humano (Alcadeca). O evento ocorreu, de 14 a 16 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), na cidade de Lima/Peru.

O tema central da conferência da Alcadeca 2014 foi “Ética, Agência e Desenvolvimento Humano” e contou com a participação de conferencistas internacionais (Reino Unido, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai), além de pesquisadores e estudantes da América Latina e do Caribe. Na ocasião, os alunos do PPGAD/Univates participaram de mesas de discussão e apresentaram trabalhos relacionados ao tema que estão desenvolvendo em suas dissertações de mestrado.

Diego apresentou o trabalho intitulado “Saneamento básico e desenvolvimento humano: um estudo de caso no município de Imperatriz/MA/Brasil”, sob orientação da professora Júlia Elisabete Barden e coorientação do professor Odorico Konrad.

Marcelo abordou o trabalho “A contribuição do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán de Açailândia/MA e a promoção do Desenvolvimento Humano: uma análise a partir da Abordagem das Capacitações”, também sob orientação da professora Júlia Elisabete Barden e coorientação da professora Jane Mazzarino. Para ele, por estudar o desenvolvimento humano, participar de uma conferência internacional, com a presença de ícones mundiais, como  David Crocker e Sabina Alkire, é uma experiência única. "Poder interagir com pesquisadores de outros países, e conhecer os métodos utilizados na aplicação da Abordagem das Capacitações, proporcionou uma ampliação na minha capacidade de análise do desenvolvimento humano, com enfoque multidimensional. Este aprendizado será utilizado no meu objeto de pesquisa, bem como, em outras pesquisas que pretendo realizar”, conclui.

O objetivo do evento é promover a discussão e troca de experiências, sob um enfoque multi e interdisciplinar entre os pesquisadores que atuam com a temática do desenvolvimento humano e das capacitações (a partir da Abordagem das Capacitações de Amartya Sen).