Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente aborda rede de atenção à saúde

Postado em 24/04/2012 09h22min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 23, a Univates deu início ao II Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (SISA), que ocorre juntamente com a VII Semana Interdisciplinar de Saúde. A abertura do evento contou com a palestra “Rede de atenção à Saúde: o cuidado nas condições crônicas”, ministrada pelo doutor Aluísio Gomes da Silva Junior.

No início da noite, a coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Magali Grave, e a coordenadora do SISA, professora Gisele Dhein, deram boas vindas ao público e salientaram a importância da interdisciplinaridade nos cuidados em saúde. Em seguida, Silva iniciou sua palestra explicando sobre a transição demográfica no Brasil, que compreende o período entre os anos de 1965 e 2020.

Conforme o doutor, no Brasil chamamos de idosos as pessoas com mais de 60 anos. Já nos outros países, essa idade já aumentou para 65 anos. “A ideia de alguém idoso é cada vez mais diferente. E o conceito de estilo de vida tem mais a ver com o ambiente em que vivemos do que com o modo acrobático de viver”, disse. Para Silva, cada vez menos gente nasce e menos gente morre, proporcionando um aumento no número de idosos. Com eles, também aumenta a ideia de mais atividade conforme a idade avança.

O palestrante explicou que doença crônica não é um problema que afeta apenas o Brasil, mas sim a humanidade como um todo. De acordo com pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMC) em 2005, as doenças crônicas no Brasil são responsáveis por cerca de 70% das causas de morte. “Temos um modelo muito focado em aspectos biológicos mecânicos”, afirmou Silva, enquanto explicava sobre o modelo hegemônico de atenção à saúde.

Consolidado como um dos principais momentos de encontro e divulgação de conhecimento na área da Saúde da região, o evento prossegue até a próxima quarta-feira, dia 25. Serão realizadas palestras, rodas de conversa e apresentações de trabalhos científicos. A programação completa pode ser conferida pelo site www.univates.br/sisa. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas na página do evento www.univates.br/sisa, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail sisa@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Doutor Aluísio Gomes da Silva Junior abordou o cuidado nas condições crônicas

Tuane Eggers

Tuane Eggers

Tuane Eggers

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas