Professora realiza pós-doutorado na USP com estágio na França

Postado em 02/07/2018 09h03min e atualizado em 02/07/2018 09h12min

Por Nicole Morás

Com o objetivo de pesquisar a docência, a professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates,  Angelica Vier Munhoz, realiza pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio  na Université Paris 8, em Paris, na França. O foco de sua investigação é pensar a docência a partir das práticas relacionadas ao currículo e ao ensino e aprendizagem -  temática que vem sendo estudada no Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), o qual coordena desde 2013.

De que modo nos relacionamos com o saber e como esse modo se expressa no ensino? Que experimentações fazemos com o pensamento, fora dos registros das verdades postas, da recognição dos saberes? De que modo pensar a docência como um exercício de movimento do pensamento? – essas são algumas das questões que orientam a sua investigação e que se colocam como desafios para pensar a docência hoje, afirma a professora Angélica.

Além de participar de seminários livres na Université Paris 8, a docente também realiza investigações no Lycée Experimental Saint Nazaire e Lycée Experimental Autogéré de Paris, os quais trabalham com pedagogias alternativas, “pedagogias nômades”, baseadas na ideia de autogestão ou cogestão. Tais pedagogias são sustentadas por autores franceses, também estudados pela professora desde o seu mestrado, em 2003.

Apresentação de trabalho na Grécia

A professora e pesquisadora Angelica V. Munhoz apresentou o trabalho “Currículo, Arte e Práticas Educativas” no XXX Congreso Internacional de Aprendizage, na Universidade de Atenas, Grécia, no último dia 22 de junho. O trabalho apresentado integra a pesquisa de pós-doutorado da professora e os estudos que vêm sendo realizados pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).

Inscrições abertas para o PPGEnsino

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates recebe inscrições . O curso stricto sensu busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O mestrado e o doutorado assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.