Univates representa Vale do Taquari na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Postado as 08/03/2024 18:25:20

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), realizada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), e parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 5ª CNCTI, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília.

Divulgação/Acervo pessoal

O evento no Rio Grande do Sul aconteceu em Porto Alegre, no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ontem, 7 de março, e contou com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Univates, professor Carlos Candido da Silva Cyrne; da coordenadora institucional de Pesquisa, professora Luciana Turatti; e dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), respectivamente, professores Rogério Schuck e Ítalo Gabriel Neide.

A abertura do evento teve a palestra da secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Marcia Barbosa. O YouTube da Sict fez a transmissão da abertura e do encerramento do evento, atividades que podem ser conferidas aqui.

Divulgação/Acervo pessoal

As conferências estaduais em 2024 têm como foco a construção de um mapa da CT&I de cada estado/município com as temáticas a serem debatidas, seguindo a distribuição de temas e diretrizes que vão orientar o evento. O encontro é voltado a estudantes, academia e setores público e privado.

Confira os eixos:

Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;

Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;

Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Logo ods