Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Revistas científicas Signos e Destaques Acadêmicos têm novos números publicados

Postado as 23/02/2024 11:19:31

Por Lucas George Wendt

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As revistas Signos e Destaques Acadêmicos são dis periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos. 

Signos

Divulgação

A ESSENCIALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE GRADATIVAMENTE MAIS DEMOCRÁTICA

André Felipe Luzzi, Marcelo Leandro dos Santos

CONTRIBUIÇÃO DA XXVI FEIRA DE CIÊNCIAS DE RORAIMA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO REGULAR

Neide Aparecida Costa Tolentino TiburtinO, Renato de Almeida Silva, Ivanise Maria Rizzatti, Bianca Maíra de Paiva Ottoni-Boldrini

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA: UM PROCESSO FORMATIVO

Eduardo Moraes Araujo, Everton Bedin, Artur de Medeiroz Queiroz

DANÇA E AUTOCONHECIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA

Aide Esmeralda Lópes Olivares, Cezar Luís Seibt

CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Thais Lourençato Trevisan, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Marco Antonio Sandini Trentin

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA

Deise Becker Kirsch, Braian Veloso

DA PSIQUIATRIZAÇÃO DO DISCURSO AO PODER DA NORMALIZAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O OLHAR CLÍNICO QUE INVENTOU A CRIANÇA ANORMAL

Bruna Alessandra Tomás Domingues, Eliana da Costa Pereira de Menezes

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Luís Felipe Pissaia, Arlete Eli Kunz da Costa, Eniz Conceição Oliveira

RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA INGLESA, BNCC E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Solange Dalazem Zenere, Pâmela Roman, Kári Lúcia Forneck

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE ÉTICA

Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri

CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÕES FORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM DISCENTES DE LICENCIATURA

Jacqueline Zacarias Silveira, Patrícia Becker Engers, Phillip Vilanova Ilha

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA DECISÃO DO STF NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1008166

Eduardo Casimiro do Prado, Aline Sueli de Salles Santos

UM EXEMPLO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA SAUSSUREANA: O PROBLEMA DOS QUADRILÁTEROS

André Pereira da Costa

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Zuleick de Almeida Lima, Jaqueline Araujo Esteves Marrafão, Claudia Lúcia Landgraf Valério, Epaminondas de Matos Magalhães

AS TRADUÇÕES DO CONCEITO DE SAÚDE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E AS ESCRILEITURAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Larissa Cavalcante de Souza, Emília Carvalho Leitão Biato

A AFETIVIDADE E O TRABALHO EDUCATIVO: IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE

Tamini Wyzykowski, Marli Dallagnol Frison

POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO  MBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS – IFTO

Wilson Barbosa Alves, Rivadavia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho, Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Jacqueline Pilger Effgen

PROCURANDO MITOS SOBRE GALILEU GALILEI: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR A ARTICULAÇÃO ARTE-CIÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Marcos Gervânio de azevedo Melo

DESAFIO NA INTERAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CIENTÍFICO E JORNALÍSTICO

Lucas George Wendt, Jane Marcia Mazzarino

OS DESAFIOS DE ENSINAR CIÊNCIAS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS: DILEMAS E PERSPECTIVAS DE UM PROFISSIONAL QUE CAMINHA SOZINHO PELAS CURVAS DO RIO

José Ricardo Oliveira Dutra, Paulo Tadeu Campos Lopes

VISITAS DOMICILIARES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADES E IMPASSES

Daniel Granada da Silva Ferreira, Claudete Rempel, Magali Teresinha Quevedo Grave

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DA LITERATURA DE TRADIÇÃO ORAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Flávia Ferreira e Moura, Rivadavia Porto Cavalcante

EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO IFSUL – C MPUS DE PASSO FUNDO

Josué Toebe, Carlisa Smoktunowicz Toebe, Fabrício Hartmann Borba

A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA

Daniela dos Santos, Roberta Kolling Escalante, Camila Chiodi Agostini

EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Evelin Albert, Gustavo Alves, Maria Beatriz Fernandes, Renata Cristina Queiroz Rodrigues Souza, Isabelly Vieira da Silva

DISPOSITIVOS DIDÁTICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS E DA LEITURA

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Glaís Sales Cordeiro

O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO

Ronei Guaresi, Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR

Lisandra Jacobi Kolling Junges, Paulo Tadeu de Campos Lopes

NÚMEROS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA EM FACE DAS CONCEPÇÕES OPERACIONAL E ESTRUTURAL DE ANNA SFARD

Wagner Marcelo Pommer

O LUGAR DO MELODRAMA EM ESTUDOS DE CASO DE RECEPÇÃO DE TELENOVELAS BRASILEIRAS

Lucas Pires de Oliveira

UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR

Patrícia dos Santos Costa de Oliveira, Sônia Regina da Luz Matos, Verônica Domingues Almeida

O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA

Camila Ribeiro Menotti, Marli Teresinha Quartieri

DESIGNAÇÕES PARA OS CONCEITOS DE NORMA LINGUÍSTICA UTILIZADAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Flávia Zanatta, Kári Lúcia Forneck

Divulgação

USE OF COAGULANT FROM PLANT ORIGIN AS AN ALTERNATIVE IN THE TREATMENT OF EFFLUENTS FROM SANITATION INDUSTRY

Bruna Bettiol, Wendel Paulo Silvestre, Camila Baldasso

REMOVAL OF DRUGS FROM AQUEOUS MATRIXES USING A REVERSE OSMOSIS MEMBRANE

Bianca Lanzarini, Camila Suliani Raota, Wendel Paulo Silvestre, Camila Baldasso

MANUFATURA ADITIVA NA FUNDIÇÃO DE CHUMBO: UM ESTUDO DE CASO NA FABRICAÇÃO DE UM MOLDE DE SILICONE

Hernani Valentini, Carlos Alfredo Gracioli Aita, Marcelo André Toso

Destaques Acadêmicos

ESTUDO ANALÍTICO, NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE UM PROTÓTIPO DE TRELIÇA PLNA

Jaqueline Marcante, Marcelo André Toso, Carlos Alfredo Gracioli Aita

PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS DO SANEAMENTO NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ

Gessy Elma dos Santos Laranjeira, Karina Cardoso Valverde

DISCUTINDO O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Otávio Floriano Paulino, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira

CINÉTICA DE SECAGEM CONVECTIVA DO MELÃO (Cucumis Melo L.) SUBMETIDO A SOLUÇÃO OSMÓTICA DE SACAROSE E SORBITOL ASSISTIDA POR BANHO ULTRASSÔNICO

Gustavo Maia de Brito Medeiros, Séfora Pereira da Silva, Franklin Pessoa Aguiar, Genaro Zenaide Clericuzi, Veruscka Araújo Silva

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE REFORMA A VAPOR, GLICEROL E CATALISADOR BASEADA NA BASE SCOPUS

Carla Freitas de Andrade, Mona Lisa Moura de Oliverira, Francisco Olímpio Carneiro, André Valente Bueno, Fernanda Leite Lobo, Paulo Alexandre Costa Rocha

INFLUENCE OF THE EQUIPMENT IN THE EXTRACTION OF THE LEAF ESSENTIAL OIL OF Corymbia citriodora (Hook.) K. D. HILL AND L. A. S. JOHNSON

Juliana de Araujo, Wendel Paulo Silvestre, Gabriel Fernandes Pauletti, Luis Antonio Rezende Muniz

ESTUDO DA VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO COMERCIAL POR CHAMOTE DE PORCELANATO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO

Ezequiel Breno Rodrigues Reis, Claudinei Rezende Calado

ANÁLISE DAS TENSÕES DOS VASOS DE PRESSÃO EM AÇO INOX 304L

Leonardo Finoti Moreira, Maria de Lourdes Martins Magalhães, Maria Eduarda Martins Magalhães

ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jean Carlos Soares de Oliveira, Ana Claudia Tasinaffo Alves

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE HIPERPAR METROS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA APLICADOS NA PREVISÃO DA TAXA DE ROTATIVIDADE DE CLIENTES

Renan Gnoatto, Evandro Franzen

LEVANTAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM PONTES LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE TAQUARI/RS

Israel da Silva Lopes, Rebeca Jéssica Schmitz

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods