Administração - LFE Administração de Empresas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Cerutti, Bernardete Bregolin"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA influência da motivação no trabalho na percepção de colaboradores de uma empresa familiar de Arroio do Meio/RS(2023-06) Auler, Natalia; Cerutti, Bernardete Bregolin; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, ElaineAs empresas estão, cada dia mais, inseridas em ambientes mercadológicos dinâmicos, requerendo contínua motivação da força de trabalho. Diante deste cenário, desenvolver métodos e técnicas que possam promover motivação nos funcionários, buscando bem-estar e produtividade, é um diferencial competitivo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é conhecer a percepção de trabalhadores sobre motivação no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar a percepção de trabalhadores quanto a motivação; (ii) identificar as diferentes formas de motivação organizacional; e (iii) identificar o quanto a motivação influencia o desempenho do trabalhador. A fundamentação teórica está embasada nas teorias sobre motivação e na influência da cultura e do clima organizacional na motivação. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, caracterizando uma pesquisa quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 31 colaboradores de uma empresa familiar do segmento alimentício de Arroio do Meio/RS. Os resultados indicam que pouco mais da metade dos respondentes sentem-se motivados para o trabalho, contudo, os demais afirmam que nem sempre se sentem motivados, afetando a produtividade. Diante disso, recomenda-se à empresa desenvolver estratégias voltadas à motivação de seus colaboradores, buscando dialogar, integrar e valorizar seus talentos.
- ItemAcesso AbertoA percepção de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio/RS, sobre o mercado de trabalho(2023-06) Schmitz, Gabriela Larissa; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Nagel, Elaine; Franke, LucianeSabe-se que profissionais competentes e comprometidos são estratégicos para a sobrevivência e a prosperidade das organizações, por isso a atração e a manutenção de pessoas talentosas é um desafio permanente. Logo, a área de recursos humanos, juntamente da alta direção da organização, tem a missão de promover condições para atrair e reter pessoas. Neste contexto, as novas gerações requerem um olhar atento dos dirigentes, uma vez que possuem diferentes visões de mundo, trabalho e carreira profissional. Em função disso, o objetivo geral deste estudo é conhecer as perspectivas de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio/RS, sobre o mercado de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar dificuldades dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho; (ii) identificar em que cargos e organizações os estudantes estão trabalhando; e (iii) identificar as expectativas dos estudantes em relação ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica está estruturada em temas relacionados às definições, características e comportamentos das gerações, sentido do trabalho e importância da cultura organizacional e liderança na gestão das novas gerações. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como coleta dos dados dois questionários estruturados on-line, um destinado aos estudantes que encontram-se no mercado de trabalho e o outro questionário destinado aos estudantes que não estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados apontam que os 120 estudantes respondentes inseridos no mercado de trabalho, percebem a falta de conhecimentos e experiências como as maiores dificuldades para inserção nesse ambiente; e os 136 estudantes respondentes que não estão inseridos no mercado de trabalho indicam a falta de vagas compatíveis com suas idades e perfis como maior desafio. Ainda, a maioria dos respondentes destaca o desejo de liberdade e de autonomia financeira por meio de uma carreira que lhes proporcione realização pessoal e profissional.
- ItemAcesso AbertoAlinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais: estudo em uma empresa do comércio varejista(2014-11) Bagatini, Dilaine; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790O alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais contribui para a competitividade da organização, levando muitas delas a rever seu modelo de gestão na busca de formas mais eficientes de atuação. Por acreditar na importância de compreender essa relação, procurou-se fundamentar com diversos autores da área de Administração esse tema, além de se desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de identificar o alinhamento da área de recursos humanos às estratégias organizacionais da Casa Bertozzi, por meio da análise de relatos de funcionárias da empresa. Os resultados evidenciam que o empreendimento familiar não apresenta práticas formalizadas de alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais, embora desenvolva algumas ações de forma empírica. Considerando a competitividade que seu ramo de atividade enfrenta, recomenda-se que avalie a prática de gestão, envolvendo as áreas em um planejamento sistêmico e integrado de pessoas e processos.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica(2019-11) Pedroso, Jonia Benvenutti Lara; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790O mercado ótico representa um nicho comercial importante, na medida em que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial tem alguma necessidade de correção visual. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão. Diante desta representatividade, torna-se relevante conhecer o comportamento e o processo de compra deste consumidor, motivo pelo qual este estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a decisão de escolha de uma ótica, e objetivos específicos de: (i) identificar os fatores determinantes na decisão da escolha de uma ótica e (ii) identificar os fatores qualificadores na decisão da escolha de uma ótica. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado a consumidores, de forma on-line nas redes sociais. Obtiveram-se 250 respostas, todas válidas, as quais foram analisadas através de técnicas estatísticas descritivas e apresentadas por meio de quadro, figura, gráficos e tabelas. A partir da análise dos dados, os resultados da pesquisa mostram que os fatores determinantes na decisão de escolha de uma ótica são: oferta de opções de modelos, oferta de produtos que atendam às tendências de moda e oferta de produtos para diferentes estilos de vida. E os fatores qualificadores são: experiência e conhecimento do atendente, produtos com procedência de qualidade e ótimo atendimento.
- ItemAcesso AbertoComunicação na gestão pública: desafios e possibilidades(2018-01-24) Becker, Eliandra; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A comunicação vem sendo considerada um fator essencial para a competitividade das organizações, que sofrem constantes mudanças estabelecidas pelo ambiente em que estão inseridas. Compreender a importância da comunicação e suas aplicações torna-se relevante para identificar os desafios e as possibilidades da comunicação na gestão pública. Como base bibliográfica, são estudados o conceito, a importância, os processos, os tipos e as barreiras da comunicação, bem como a gestão da comunicação em organizações públicas. O objetivo deste artigo é identificar a percepção de funcionários técnicos administrativos quanto ao processo de comunicação de uma Prefeitura Municipal do Vale do Taquari/RS, por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os resultados indicam que o processo de comunicação neste órgão municipal encontra-se deficitário, requerendo atenção, pois impacta diretamente no grau de satisfação dos servidores e na qualidade da prestação de serviços.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de pessoas por meio do processo de coaching(2015-11) Koppe, Cássio Pacheco; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790O desenvolvimento das pessoas está sendo percebido como uma forte estratégia para as organizações manterem-se competitivas. Para isso, é necessário alinhar as competências dos funcionários aos propósitos das organizações, fazendo com que estes estejam nivelados e possam dar o melhor de si naquilo que fazem. Nesse sentido, este trabalho buscou estruturar um programa de desenvolvimento de pessoas por meio do processo de coaching, identificando e relacionando competências do cargo e das pessoas foco do estudo, para uma empresa de alimentos de grande porte, situada em Lajeado/RS, embasado no olhar de diferentes autores para dar sustentação teórica sobre gestão de pessoas, liderança, trabalho em equipe, coach, coachee, coaching, leader coach, planejamento, cultura, aprendizagem e desenvolvimento organizacional. Utilizou-se pesquisa aplicada quanto à natureza, qualitativa quanto à abordagem do problema, descritiva e exploratória quanto aos objetivos, e pesquisa bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos. Como resultado, foi possível verificar que os profissionais foco de estudo apresentam alinhamento entre as exigências do cargo e suas competências, mas também há lacunas de aperfeiçoamento. Esse aperfeiçoamento profissional está descrito em forma de programa, detalhado no Capítulo 5.
- ItemAcesso AbertoDiversidade e inclusão social na percepção de funcionários técnicos-administrativos de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul(2023-06) Hentges, Pâmela Espindola; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Nagel, Elaine; Franke, LucianeA diversidade e a inclusão social estão adquirindo maior relevância entre as organizações, todavia, muitas organizações possuem dificuldades ou resistências para tornar este tema uma realidade no ambiente de trabalho. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar a percepção de funcionários técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul quanto à diversidade e a inclusão social no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar o conhecimento dos funcionários técnico-administrativos sobre ações de diversidade e inclusão social promovidos pela instituição de ensino superior; e (ii) identificar se existem práticas voltadas à diversidade e inclusão social na instituição de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 110 funcionários técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico descritivo. Os resultados apontam que as ações voltadas à diversidade e inclusão social realizadas pela instituição de ensino superior são satisfatórias, embora uma parcela de respondentes acredite que melhorias podem ser realizadas. Outros percentuais analisados demonstram que a referida instituição de ensino possui um ambiente de trabalho benéfico para seus funcionários técnico-administrativos.
- ItemAcesso AbertoA gestão de pessoas de uma indústria calçadista na percepção de funcionários(2020-06) Demarchi, Josiane Laís; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A importância que o capital humano vem assumindo no âmbito dos negócios a partir deste século faz com que as organizações se preocupem com a gestão de pessoas, visando potencializá-las por meio da adoção de políticas e práticas bem definidas e compartilhadas. Com isso cria-se mecanismos que resultam em processos mais interligados, dinâmicos e tangíveis, focado mais em resultados do que tarefas. Nesse contexto, o objetivo desta monografia é analisar a percepção dos funcionários do nível operacional de uma unidade industrial calçadista sobre políticas e práticas de gestão de pessoas, e os objetivos específicos são: (I) identificar as políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas pela indústria; (II) identificar quais práticas de gestão de pessoas atendem as expectativas dos funcionários e quais geram menor satisfação; e (III) apresentar recomendações que possam promover melhorias nas práticas de gestão de pessoas da indústria, se necessário. Para atender os objetivos, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta dos dados um questionário estruturado e os sujeitos, funcionários do nível operacional da unidade industrial. Os dados da pesquisa foram analisados por meio de método estatístico simples, com uso de tabelas e gráficos para melhor visualização. Os resultados indicam que os funcionários do nível operacional percebem satisfatoriamente as políticas e práticas de gestão de pessoas da unidade industrial calçadista, por estarem ancoradas nos valores organizacionais da empresa. Esta percepção não exclui, no entanto, pontos a serem melhorados e atividades que podem ser incorporadas nas práticas de gestão de pessoas, a partir de um estudo de viabilidade econômica, técnica e social, com vistas a elevar o nível de satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.
- ItemAcesso AbertoGestão de pessoas sob a ótica de trabalhadores: uma análise de percepções(2025-06) Togni, Leonardo Renê; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Oliveira, Denise Nobre deA percepção dos trabalhadores em relação à gestão de pessoas e às suas próprias necessidades transcende a mera execução de tarefas e a remuneração recebida. Na atualidade, os profissionais buscam o aperfeiçoamento em suas áreas, almejando não apenas o crescimento técnico, mas também o reconhecimento e a valorização nas organizações. Essa busca por crescimento e valorização é essencial para a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e inovador, refletindo na motivação e satisfação dos colaboradores. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as percepções de trabalhadores sobre a gestão de pessoas em suas organizações, e os objetivos específicos são: (i) Identificar as práticas de gestão de pessoas existentes nas organizações; (ii) Investigar a influência das práticas de gestão de pessoas na satisfação e motivação de trabalhadores no ambiente de trabalho; e (iii) Comparar as percepções de diferentes grupos de trabalhadores sobre gestão de pessoas em suas organizações. A fundamentação teórica está embasada em temas relacionados ao mercado de trabalho, gestão de pessoas e motivação. A pesquisa define-se como quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 72 trabalhadores. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico descritivo. Os resultados indicam que, embora a gestão de pessoas enfrenta desafios, também apresenta aspectos positivos reconhecidos pelos colaboradores. Elementos como liderança, motivação e satisfação emergem como determinantes para o engajamento e o desempenho no ambiente organizacional. A análise dos dados possibilitou identificar as práticas atualmente adotadas, evidenciar percepções distintas entre os participantes e reforçar a necessidade de uma gestão de pessoas mais estratégica, humanizada e alinhada à cultura organizacional quanto às expectativas e necessidades dos trabalhadores.
- ItemAcesso AbertoInfluência dos resultados da pesquisa de clima nas decisões dos gestores do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES(2014-06) Antonelo, Aline; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790As decisões de uma organização podem levá-la ao sucesso assim como ao fracasso. Para que elas sejam o mais acertivas possíveis, é preciso informações seguras, que podem ser geradas a partir da pesquisa de clima, pois quando adotada como um processo contínuo de gestão, subsidia planos estratégicos, melhorias no ambiente de trabalho e acompanhamento de processos e pessoas, indicando caminhos para decisões gerenciais. Dentro deste contexto, surge o interesse de investigação desta pesquisa, que é identificar se os resultados da pesquisa de clima influenciam as decisões dos gestores do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada quanto à natureza; abordagem quantitativa quanto ao problema; exploratória com uma etapa descritiva quanto aos objetivos; e bibliográfica, documental e de campo quanto aos procedimentos técnicos. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários a quarenta e um (41) gestores. O estudo mostra que, para a maioria dos gestores, os resultados da pesquisa de clima influenciam a tomada de suas decisões.
- ItemAcesso AbertoManual de integração e procedimentos internos para uma empresa varejista(2015-11) Bagatini, Diana; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A gestão de pessoas vem sendo considerada fator essencial para a competitividade das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, levando-as a rever práticas na busca por formas mais eficientes de atuação. Nesse processo, a cultura organizacional tem influência, na medida em que reflete diretamente no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas, pela forma de liderança, condicionando a tomada de decisões e conduzindo as relações entre os colaboradores. Por acreditar nisso e na necessidade de as pequenas empresas instituírem práticas de gestão de pessoas, este trabalho, de cunho qualitativo, teve como objetivo elaborar um Manual de Integração e Procedimentos Internos à empresa Beneduzi; os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Para tanto, abordou-se gestão de pessoas, cultura organizacional, programa de integração de funcionários, boas práticas no ambiente de trabalho e procedimentos internos. Acredita-se que a disseminação de informações e de conhecimentos torna a gestão da empresa cada vez mais transparente e sustentável, além de esclarecer direitos e deveres da relação entre empregado e empregador. Assim, este trabalho fornece subsídios para apresentar, ao final, um manual que serve para promover a disseminação de informações e orientações aos funcionários.
- ItemAcesso AbertoMotivação no ambiente de trabalho: a perspectiva de trabalhadores(2025-06-30) Kuhn, Vanessa Führ; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Diehl, Liciane; Schneider, JanaínaEste estudo aborda a motivação no ambiente de trabalho, com foco na percepção dos trabalhadores. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário com 198 trabalhadores. Foram definidos os objetivos específicos: (I) identificar os principais fatores que influenciam a motivação e a desmotivação de trabalhadores no ambiente laboral; (II) comparar os fatores que influenciam a motivação e a desmotivação de trabalhadores no ambiente laboral; (III) investigar a relação entre motivação no trabalho e o impacto no desempenho e na satisfação profissional; e (IV) propor estratégias para o aprimoramento das práticas de gestão de pessoas. A fundamentação teórica foi elaborada com base nas principais teorias da motivação, considerando os fatores motivacionais e desmotivacionais presentes no contexto organizacional. Os resultados evidenciam a relevância de aspectos como reconhecimento, oportunidades de crescimento, ambiente positivo, liderança eficaz e comunicação clara. Além disso, o estudo propõe estratégias para melhoria da satisfação nas organizações. Conclui-se que a motivação é um fator determinante para o engajamento, a produtividade e o sucesso das organizações, sendo essencial que as práticas de gestão estejam alinhadas às necessidades e expectativas dos colaboradores.
- ItemAcesso AbertoA percepção de quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho(2019-12) Vian, Milena; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790O tema mercado de trabalho é relevante na medida em que são observadas características como redução estrutural dos postos de trabalho, maior nível de exigência nos processos de seleção, precarização dos vínculos trabalhistas, competitividade do mercado, polivalência dos trabalhadores e dinamização das tarefas laborais, além da recessão econômica brasileira. Diante disso, este artigo tem o objetivo geral de analisar o mercado de trabalho a partir da percepção de quem procura uma oportunidade de inserção e os objetivos específicos de (i) identificar o perfil dos que procuram uma oportunidade; (ii) identificar o sentido do trabalho para os desempregados e; (iii) conhecer as principais exigências do mercado, a partir de quem procura trabalho. Para embasar o estudo, a revisão da literatura busca contextualizar o sentido do trabalho e a (re)estruturação do mercado de trabalho. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, tendo o questionário estruturado como instrumento de coleta de dados e os desempregados como sujeitos da pesquisa. O questionário foi disponibilizado nas redes sociais, obtendo-se 34 respostas válidas. Os dados da pesquisa foram analisados por meio de método estatístico descritivo, com a utilização do software Excel. Os resultados indicam que o trabalho representa, para a maioria dos respondentes, fonte de realização pessoal e profissional, e a principal exigência do mercado é experiência profissional. Mesmo que a limitação do tamanho da amostra não permite generalização acredita-se que esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do mercado de trabalho aos olhos de que procura uma oportunidade.
- ItemAcesso AbertoPercepção dos funcionários sobre o clima organizacional do Grupo Schorr(2025-06) Schorr, Gabriela Carolina; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; de Conto, Samuel Martim; Gottardi, Mônica de LourdesEste estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional no Grupo Schorr, com base na percepção dos colaboradores das quatro unidades do grupo, localizadas nas cidades de Lajeado/RS, Estrela/RS, Cruzeiro do Sul/RS e Dourados/MS. Por meio da aplicação de um questionário estruturado, buscou-se identificar os níveis de motivação, satisfação, reconhecimento, comunicação interna, oportunidades de crescimento e bem-estar no ambiente de trabalho. A pesquisa revelou que, embora o grupo apresente uma cultura organizacional sólida e colaboradores engajados com suas funções, há disparidades significativas entre as unidades analisadas. Dourados se destacou com os melhores índices de motivação, desejo de permanência e clareza de metas, enquanto Cruzeiro do Sul apresentou os maiores desafios, com fragilidades na comunicação, no reconhecimento financeiro e na escuta ativa. Lajeado demonstrou orgulho e envolvimento com o trabalho, mas enfrentou dificuldades quanto à abertura para críticas e à devolutiva de feedbacks. Estrela, por sua vez, apresentou equilíbrio em alguns aspectos, mas registrou baixa intenção de permanência e insatisfação com os benefícios. Diante disso, o Grupo Schorr está implementando uma série de ações estratégicas, como rodadas trimestrais de feedback, treinamentos técnicos e comportamentais, reuniões periódicas com líderes e colaboradores, reforço na comunicação interna e a instalação de caixas de sugestões em pontos estratégicos. Essas iniciativas visam fortalecer o clima organizacional, promover a valorização do capital humano e consolidar uma cultura corporativa mais participativa e transparente.
- ItemAcesso AbertoPerfil de liderança: um estudo de caso na Sulati(2020-11) Neumann, Maria Paula; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790As mudanças no mercado são cada vez mais recorrentes nos ambientes organizacionais, o que requer a adoção de estratégias de recursos humanos alinhadas às estratégias de negócios, a fim de garantir que os objetivos e as metas individuais e corporativas sejam alcançados. Nesse processo, a liderança tem papel fundamental, pois é compreendida como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem em prol de objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do exemplo. No setor de prestação de serviços, a liderança exerce influência sobre o desempenho organizacional, uma vez que é o líder quem transmite a missão, a visão e os valores organizacionais, direcionando o comportamento das pessoas aos objetivos da empresa. Significa dizer que os líderes são os principais multiplicadores da cultura da empresa e devem agir com comprometimento e confiança para conseguir despertar seus seguidores e conquistá-los para que sejam seus parceiros. O objetivo geral do estudo é analisar o perfil dos líderes da empresa Sulati, e os objetivos específicos são: (i) identificar competências técnicas e comportamentais de liderança nos participantes da pesquisa e (ii) correlacionar os dados obtidos no estudo empírico com o referencial teórico adotado, extraindo inferências sobre a temática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, além de descritiva e de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são os sete líderes da Sulati (quatro homens e três mulheres), atuantes nas áreas denominadas pela empresa como: operacional, logística, contabilidade, administrativa, faturamento de notas fiscais e comercial. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário estruturado eletrônico chamado Profiler, que utiliza como base as categorias do DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), proposto por Marston (2014). Este questionário foi adquirido pela Sulati da Sólides, uma empresa especializada em consultoria na área de Gestão de Recursos Humanos. A análise dos dados ocorreu de duas formas: uma quantitativa, por meio estatístico, para identificar a frequência de determinadas respostas e, a outra forma, qualitativa, para descrever o perfil dos líderes participantes da pesquisa. A partir da análise dos dados, observa-se a predominância da categoria Influência, correspondente ao perfil de liderança Comunicador, e a ausência da categoria Dominância, correspondente ao perfil de liderança Executor.
- ItemAcesso AbertoPerfil profissional dos trabalhadores na percepção de gestores de empresas do Vale do Taquari-RS(2017-02) Wickert, Patrícia Cristiane; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A competência profissional vem sendo considerada um fator essencial para a competitividade das empresas, que sofrem constantes mudanças estabelecidas pelo ambiente em que estão inseridas. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, de abordagem quantitativa e descritiva, foi identificar o perfil profissional dos trabalhadores requerido pelos gestores de empresas do Vale do Taquari-RS. Por meio de um questionário estruturado, com uma amostra de 67 gestores de empresas dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços, os dados foram coletados e, após, analisados através da técnica estatística média ponderada. Os resultados oferecem indícios de que o perfil profissional dos trabalhadores, na percepção de gestores, é deficitário.
- ItemAcesso AbertoPlanejamento e gestão de carreira: um estudo com acadêmicos(2015-11) Pestka, Luana Machado; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A relação entre colaboradores e empresas passa por mudanças e com elas percebem-se, também, um novo entendimento sobre planejamento e gestão de carreira, o qual começa a ganhar espaço na vida dos profissionais, das empresas e universidades. No passado, a carreira era vista como um caminho a ser percorrido com a intenção de conseguir progressão na empresa, no entanto, hoje esse conceito tornou-se mais amplo, pois entende-se que a carreira é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional desenvolve durante as fases da vida com o objetivo de manter a sua empregabilidade. Assim, a carreira é composta por estágios da vida de cada pessoa que são planejados e estruturados, buscando equilibrar suas próprias necessidades e das empresas. Nesse contexto, o principal objetivo deste estudo é identificar a autopercepção dos formandos de Administração de Empresas e suas Linhas de Formação Específicas (Análises de Sistema, Comércio Exterior; Gestão em Turismo e Negócios Agroindustriais) do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, do semestre B/2015, em relação à carreira profissional. Além disso, a pesquisa visa atender aos objetivos específicos que são mapear os desafios percebidos pelos acadêmicos em fase de conclusão de curso; verificar se os formandos possuem planejamento de carreira e se os desafios apresentados estão alinhados com o mesmo; identificar a opinião dos acadêmicos em relação à existência de uma disciplina de planejamento e gestão de carreira no currículo dos cursos pesquisados; e comparar e analisar as respostas dos acadêmicos entre os cursos investigados. A pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à natureza; quantitativa quanto ao problema; descritiva e exploratória quanto aos objetivos; e bibliográfica, documental e de campo quanto aos procedimentos técnicos. Por meio de uma amostra de sessenta e oito (68) formandos entre oitenta e três (83) do semestre B/2015, foi possível concluir que 54,4% realizam planejamento e gestão de carreira e que 83,8% aprovam a oferta de uma disciplina com foco em Planejamento e Gestão de Carreira no currículo do curso e das suas linhas de formação específicas.
- ItemAcesso AbertoPlanejamento estratégico para uma instituição de longa permanência para idosos(2025-08-01) Gemelli, Antonio; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Conto, Samuel Martim de; Braido, Gabriel MachadoO planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das empresas, especialmente em mercados com economias em constante mudança, como é o caso do Brasil. A ausência dessa prática pode comprometer a sustentabilidade e a continuidade das micro e pequenas empresas. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é apresentar um planejamento estratégico voltado à otimização da gestão organizacional de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Para isso, foi adotada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que envolveu entrevistas com as sócias, o investidor, funcionários, prestadores de serviços e familiares dos idosos institucionalizados. A investigação foi conduzida em quatro etapas: (1) definição da missão, visão e valores; (2) diagnóstico estratégico com base nas análises SWOT e PESTAL; (3) desdobramento dos elementos prescritivos em projetos estratégicos utilizando a ferramenta 5W2H e a Matriz GUT; e (4) construção de um modelo de avaliação e acompanhamento. Como resultado, foi elaborado um plano estruturado e adaptado à realidade da ILPI, considerando suas particularidades e prioridades, como a expansão física da estrutura e a busca por maior eficiência na gestão. Conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para instituições do setor da saúde, pois possibilita maior clareza nas decisões, alinhamento entre as áreas e melhoria contínua dos serviços prestados.
- ItemAcesso AbertoQualidade de vida no trabalho: um estudo com motoristas de caminhão(2020-12) Thurow, Fernanda Martins; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790Cada vez mais os gestores das empresas têm percebido a importância e a necessidade de investir em qualidade de vida no trabalho, pois a falta dela interfere na motivação e produtividade dos funcionários, consequentemente, nos resultados da organização. Para medir as condições de trabalho e como os funcionários estão se sentindo nesse local, uma das ferramentas utilizadas é a pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A pesquisa de QVT é um instrumento que visa identificar tantos os aspectos físicos como os ambientais e psicológicos no local de trabalho. Tais aspectos estão relacionados às funções exercidas, produzindo satisfação e motivação pessoal e profissional. Iniciativas de prevenção por meio de programas de QVT são ações que reduzem, por exemplo, doenças ocupacionais e custos operacionais de rotatividade e absenteísmo. Em meio a esse contexto, o trabalho desenvolvido por motoristas de caminhão é exaustivo na medida em que, muitas vezes, o tempo de duração de sua jornada ultrapassa 10 horas diárias, além de estar exposto a diversos imprevistos. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é analisar a percepção de motoristas de caminhão de uma transportadora de cargas do Rio Grande do Sul quanto à qualidade de vida no trabalho; e os objetivos específicos, são: (i) identificar os hábitos de qualidade de vida no trabalho dos motoristas de caminhão, (ii) identificar a percepção dos motoristas de caminhão quanto aos fatores satisfatórios e insatisfatórios relacionados à qualidade de vida no trabalho, e (iii) identificar o nível médio de satisfação dos motoristas de caminhão, a partir das escalas de concordância do questionário de pesquisa. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, aplicada e descritiva. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário estruturado e os dados submetidos à tabulação com auxílio do software Excel, para análise estatística dos dados. A partir das escalas de concordância do questionário de pesquisa, os resultados apontam um nível médio de 82,25% de satisfação dos motoristas de caminhão em relação à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Esse nível médio supera em 12,25% a meta estipulada pela transportadora.
- ItemAcesso AbertoRotatividade de funcionários em pequenas empresas prestadoras de serviços da cidade de Lajeado/RS(2017-02) Gregory, Marluce; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790A rotatividade, também denominada de turnover, caracteriza-se pela oscilação de funcionários entre uma empresa e seu ambiente. Geralmente ela é mensurada em percentual, na relação entre admissões e desligamentos, a um número médio de funcionários em determinado período de tempo (mensal ou anual). As pequenas empresas são caracterizadas por possuírem menor número de funcionários e de processos de gestão. Diante disto, este estudo visa identificar as principais causas da rotatividade de funcionários em dez (10) pequenas empresas prestadoras de serviço, localizadas na cidade de Lajeado/RS, por meio de uma pesquisa aplicada e qualitativa. Os resultados evidenciam que as pequenas empresas apresentam maior preocupação e atuação no nível operacional do que no nível estratégico do empreendimento. Na medida em que as pequenas empresas não desenvolvem práticas no nível estratégico - tais como gestão de processos e de pessoas, que se refere à definição de atribuições por cargo, política salarial e de benefícios, política disciplinar, programas de desenvolvimento de recursos humanos, estilo de liderança, critérios de avaliação de desempenho, entre outros - há probabilidade de rotatividade de funcionários, conforme evidenciado neste estudo.