Fábio Nunes: “conhecer o perfil dos clientes é essencial”

Postado em 07/10/2016 18h20min e atualizado em 26/02/2018 14h09min

Por Tiago Silva

Conhecer o perfil do cliente para estabelecer estratégias no sentido de oferecer o melhor serviço, com retorno satisfatório para ambas as partes. Esse foi o mote do workshop ministrado por Fábio Nunes, na tarde desta sexta-feira, dia 7, no CRIExp. Nunes, fundador do To Startup e criador do The Finance Canvas, coordenou a atividade “Proposta de valor e canvas: os primeiros passos de toda jornada empreendedora”.

Conforme ele, o Business Model Canvas é uma ferramenta visual que mapeia a forma como a empresa cria, entrega e recebe valor de seus clientes. “A partir do momento que isso é registrado de modo visual, facilita na tomada de decisão”, defende. Mas, antes de criar um plano de negócios é importante desenvolver um negócio em torno de ideias sustentáveis, orienta o empreendedor. E, no momento de “tirar do papel” e comunicar para o público, é preciso adotar uma linguagem de fácil compreensão. “Vocês têm que falar a linguagem do cliente de vocês”, afirma.

No workshop, Nunes também explicou que, como o mercado é segmentado, o segredo é escolher um nicho adequado para o objetivo da empresa. Assim, o foco será destinado àquilo que se tem de melhor. “Segmento de mercado tem vários. Alguns vão fazer parte do meu negócio — e só vai fazer se fizer sentido. Dizer não é a melhor coisa, assim você pode oferecer o que tem de melhor para o cliente”, analisa o palestrante.

Para que a estratégia tenha efetividade, é fundamental entender o processo decisório do cliente. E ter esse foco bem definido antes ajuda a empresa a não incorrer em erro. “A primeira regra de qualquer negócio: se não tiver ninguém para usar daquele bem ou serviço, não vai dar certo”, afirma. “Se nós conseguirmos entender como funciona o processo de decisão, a gente consegue desenvolver melhores propostas de valor. E é isso que vai fazer o ‘cara’ tirar o dinheiro do bolso, consumir o teu produto, ter contato com a proposta.”

Texto: Tiago Silva

Tiago Silva