Nutrição realiza V Salão de Iniciação Científica

Postado em 27/11/2012 08h50min

Por Tuane Eggers

Curso está entre as opções do Vestibular de Verão, que recebe inscrições até o dia 10

Nesta segunda-feira, dia 26, a Univates promoveu o V Salão de Iniciação Científica da Nutrição, evento que buscou apresentar resumos elaborados por alunos em algumas disciplinas do curso. Na abertura da atividade, a nutricionista Rafaela da Silveira Corrêa ministrou a palestra “Potencialidades da pesquisa em alimentação escolar: recortes e experiências do Cecane Ufrgs”.

Rafaela apresentou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e seus objetivos, além de falar sobre o papel do nutricionista no projeto. “Entre as atribuições do nutricionista no Pnae, estão: avaliação nutricional; elaboração do plano de trabalho; programação, elaboração e avaliação do cardápio; participação no processo de compras e promoção da educação alimentar e nutricional”, explicou.

A nutricionista trouxe alguns recortes de pesquisas desenvolvidas no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) entre os anos de 2007 e 2011. Rafaela mostrou resultados, por exemplo, do perfil antropométrico feito com quase três mil crianças do Rio Grande do Sul, onde cerca de 15% delas apresentaram sobrepeso. Já em Santa Catarina, o índice diminuiu para 8% de crianças com sobrepeso.

Em seguida, alunas do curso de Nutrição apresentaram oralmente dois pôsteres selecionadas em cada uma das seguintes disciplinas: Estágio em Saúde Coletiva I, Estágio em Saúde Coletiva II, Estágio em Alimentação e Nutrição, Estágio em Clínica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante o evento, foram sorteados brindes feitos por três estudantes do curso, elaborados com alimentos que não foram utilizados durante as aulas, no Laboratório de Técnica Dietética.

O curso de Nutrição está entre as opções oferecidas no Vestibular de Verão da Univates, que recebe inscrições até o dia 10 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/vestibular ou pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Brindes feitos por alunas foram sorteados durante o evento

Evento contou com palestra da nutricionista Rafaela da Silveira Corrêa