Trabalho de Conclusão de Curso aborda pesquisa na área de Biologia da Reprodução

Postado em 14/12/2012 16h27min

Por Tuane Eggers

Na última quinta-feira, dia 13, foi dado um importante passo nas pequisas da área de Biotecnologia da Univates. A estudante Júlia Sartori Becker, do Curso de Farmácia, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Biologia da Reprodução. O trabalho é fruto das pesquisas que envolvem o uso de extratos vegetais na criopreservação de espermatozoides.

Orientada pelo professor Eduardo Miranda Ethur, doutor em Química de Produtos Naturais, e coorientada pelo professor Ivan Cunha Bustamante Filho, doutor em Reprodução Animal, a estudante apresentou o trabalho intitulado “Utilização do óleo essencial Cymbopogon Citratus (DC) Stapf como coadjuvante na conservação do sêmen suíno”. A pesquisa abordou os efeitos da adição do óleo essencial obtido da planta capim-limão na qualidade e função celular de espermatozoides suínos.

Segundo Bustamante Filho, este é apenas um dos trabalhos que abordam o tema Biologia da Reprodução. “Além de estudar os efeitos de extratos de diferentes plantas na qualidade seminal de diferentes espécies, o grupo também trabalha com marcadores proteicos da qualidade seminal em suínos”, explica.

O professor ressalta que os alunos envolvidos neste projeto como Bolsistas de Iniciação Científica contam com a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Química Orgânica, Embriologia, Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular. “Desta forma, os bolsistas não só aprendem mais, mas também entram em contato com novos conteúdos e participam de eventos científicos”, lembra.

O trabalho contou com o apoio da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, que forneceu animais, amostras de sêmen e laboratório para a pesquisa. Os resultados do trabalho já foram apresentados no IV International Symposium on Animal Biology of Reproduction, realizado no último mês de setembro, em São Paulo. No próximo ano, serão abertas novas vagas para bolsistas interessados em participar do projeto de pesquisa.

Texto: Tuane Eggers

Trabalho é fruto das pesquisas na área de Biologia da Reprodução

Tuane Eggers