Intercambista colombiano retorna à Univates em visita ao Brasil

Postado em 09/01/2013 16h50min

Por Tuane Eggers

Há cerca de dois anos e meio, o intercambista colombiano Javier Albadan cursou algumas disciplinas dos cursos de Design e de Jornalismo na Univates. Ele gostou tanto da experiência que resolveu visitar a Instituição nesta quarta-feira, dia 9, acompanhado de sua mãe, uma tia, uma prima, e sua irmã, Marcela Albadan, que também já tem planos de estudar no Vale do Taquari.

Javier foi recebido pela equipe da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates. Atualmente ele é diplomado no curso de Design pela Universidad Pedagogica Nacional, da Colômbia. “Voltei ao Brasil porque fiz muitas amizades aqui. A principal delas foi com minha ex-colega Mariana Simionato. É como se fôssemos da mesma família”, conta.

Para Javier, a experiência de intercâmbio foi muito boa. “A maioria das pessoas foi muito especial. Sempre que podiam, me convidavam para fazer algo. E da Univates a principal impressão que tenho é sobre os investimentos que são feitos constantemente para melhorar a estrutura e as condições da Instituição”, ressaltou.

Sua irmã Marcela é diplomada em Biologia e agora está cursando licenciatura na área. Quando se formar, pretende iniciar graduação em Engenharia Ambiental, durante a qual planeja realizar intercâmbio na Univates. “Conversei com pessoas que fizeram intercâmbio aqui e também conheci uma menina daqui que esteve na Colômbia, que estuda Educação Física”, comenta.

Desde o início de dezembro, Javier e seus familiares já passaram por Foz do Iguaçu e pelo Rio de Janeiro. A volta para a Colômbia está programada para o próximo sábado, dia 11.

Texto: Tuane Eggers

Marcela e Javier Albadan