Alunos da Univates relatam suas experiências durante o Projeto Rondon

Postado em 05/02/2013 09h34min

Por -

Durante o período de 12 a 27 de janeiro, oito alunos de diversos cursos de graduação e dois professores da Univates participaram como voluntários do Projeto Rondon - Operação Canudos, ocorrido no município de Paulistana, no Piauí.

Confira o relato da aluna Fernanda Nicaretta, do curso de Psicologia, sobre sua experiência durante o Projeto.

“A participação no Projeto Rondon me propiciou conhecer uma parte do Brasil que dificilmente eu conheceria de outra forma. Pessoas que jamais eu teria visto, com quem não teria conversado, abraçado e que agora fazem parte da minha vida e de minhas memórias. Fatos, histórias, cheiros, sabores, expressões, vivências que serão mantidos nas nossas lembranças por muito tempo.

O Projeto Rondon acabou, mas ficaram muitos sentimentos. Um sentimento de satisfação por ter conhecido outro lugar, outra realidade, de ter feito amizades, que talvez se percam pelo tempo, talvez não. Uma sensação que aquilo que fizemos na cidade de Paulistana foi muito simples, muito pequeno, mas que teve um valor. O que me ensinou que não precisamos de ações e atitudes mirabolantes ou gigantescas para que sejamos importantes para alguém, ou para que as pessoas se lembrem de nós. Às vezes, e acredito nisso, o que é mais importante é a dedicação com que realizamos as tarefas, o carinho com que conversamos com as pessoas, a sinceridade com que nos oferecemos para fazer algo pelos outros.

O que fica são as lembranças, as lembranças das pessoas com as quais conversamos, que conhecemos, os costumes, as vivências em Paulistana, a vontade de participar mais uma vez, de voltar lá e dar um último abraço, falar uma última coisa. Enfim, o Rondon deixou muitas marcas, muito aprendizado e uma sensação de ter vivido um período de férias intenso. Foi muito bom!”